Projeto filantrópico interrompe atendimentos a 63 praticantes na Feena

Sem repasses de verbas municipais, instituto interrompe atendimentos na Feena e gera preocupação em famílias de pacientes com autismo e outras condições

Famílias de cerca de 90% de atendidos pelo Instituto de Equoterapia, que fica localizado na Feena, foram surpreendidos na última semana com um comunicado da direção que lamentou não poder continuar com o trabalho desenvolvido por falta de recursos.

“Foi com muita tristeza que fizemos esse anúncio, pois sabemos da importância que o trabalho tem na vida dos atendidos. Grande parte é autista, mas tem também praticantes com Síndrome de Down, AVC. Muitos chegaram aqui sem se comunicar, com a coordenação motora comprometida e à medida que as aulas aconteciam a evolução era nítida”, afirma Jamil Wohlers da Rosa, presidente do Instituto de Equoterapia.

Jamil conta que são poucos os praticantes que conseguem arcar com os custos das aulas: “A maioria depende desse repasse que vem através do IPTU e ISSQN da Prefeitura de Rio Claro. Enviamos os projetos, mas a informação que temos é que está tudo parado e sem essa aprovação e liberação não temos como dar continuidade. A manutenção é alta em diversas frentes: cavalos, estadia, pista coberta, aluguel, profissionais, água, energia. Com recursos conseguiríamos até tentar os atendimentos que hoje são 63 praticantes, mas agora nem isso podemos. O Instituto de Equoterapia não tem viés político, quer apenas garantir a continuidade do trabalho. Essa interrupção abrupta não impacta apenas o praticante, mas toda a sua estrutura familiar”, finaliza Jamil.

A reportagem do Jornal Cidade procurou a Prefeitura de Rio Claro questionando sobre a regulamentação do IPTU Solidário e também perguntou sobre possíveis medidas para resolver o problema, mas não obteve resposta. Ao mesmo tempo, decreto publicado ainda ontem (4) pela municipalidade regulamentou as novas regras para captação dos recursos pelas entidades. Confira matéria completa na Última Página desta edição do JC.

Tags: ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.