Rio Claro volta a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

611

Divulgação 

Rio Claro voltou a fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento do Ministério do Turismo (MTur) que traça metas e políticas públicas visando o fortalecimento do setor em todo o país. Ano passado, durante a administração municipal anterior, o governo federal passou a adotar critérios mais rígidos para a inclusão de municípios e Rio Claro ficou fora do Mapa do Turismo Brasileiro.

Para o secretário municipal de Esportes e Turismo, Ronald Teixeira Penteado, a reinserção de Rio Claro reflete a valorização da atividade turística local. “Neste ano, fizemos questão de cumprir todos os critérios e prazos. Este é um importante mecanismo do Ministério do Turismo para mapear os municípios e desenvolver ações na área. Isso também pode facilitar a obtenção de recursos, pois o município passa a poder credenciar projetos solicitando verbas ao Ministério do Turismo”, destaca.

Conforme o MTur, a elaboração do Mapa é feita em conjunto com órgãos oficiais de turismo e atualizada periodicamente. Para retornar à lista, o município precisou cumprir várias exigências, além de enviar termo de compromisso aderindo ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística.

O Estado de São Paulo está dividido em 50 regiões turísticas e Rio Claro está inserido na chamada Serra do Itaqueri, com outras 12 cidades – Limeira, Brotas, Águas de São Pedro, Charqueada, Itirapina, Santa Maria da Serra, Ipeúna, São Pedro, Piracicaba, Torrinha, Corumbataí e Analândia.

Dos 645 municípios do estado de São Paulo, até o momento cerca de 370 foram inseridos no Mapa do Turismo. O processo de atualização do mapa deste ano está previsto para ser concluído neste mês de julho. Novas atualizações estão programadas pelo Ministério do Turismo para cada dois anos.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: