Carine Corrêa

CAPA_09112014 (3) (640x480)
O ponto que passa pela Vila Industrial é um dos trechos que vêm sofrendo pelo acúmulo de resíduos

Em uma recente edição, o JC divulgou o risco pelo qual passa o Rio Corumbataí, um dos mananciais que abastecem o município. A outra fonte de abastecimento de água na cidade, o Ribeirão Claro, também vem sendo ameaçada por um problema similar: o despejo inadequado de lixo ao longo da margem do corpo hídrico. O ponto que passa pela Vila Industrial é um dos trechos que vêm sofrendo pelo acúmulo de resíduos. O rio é responsável pelo abastecimento de 40% da cidade. Mesmo com ações desenvolvidas nos últimos anos, os crimes ambientais são frequentes.

O motorista Marcos Antunes conta que já flagrou algumas vezes infrações ambientais na região da Vila Industrial. Para ele, a sujeira é resultado de uma somatória de erros, que incluem a falta de consciência da população e a inércia da administração pública nas questões ambientais do município. “A população tem uma grande parcela de culpa, é claro. Mas, se continuam depositando lixo às margens dos rios, é porque a fiscalização não é eficiente. Fora as medidas que poderiam ser adotadas pelo poder público para a recuperação dos mananciais”, salienta o munícipe.

A prefeitura, por sua vez, exemplifica como uma das ações que desenvolve neste segmento, a limpeza do Corumbataí. “Rio Claro investe muito na limpeza do Corumbataí, com destaque para duas intervenções importantes na área de saneamento básico: obra da Avenida Visconde do Rio Claro, com a implantação de tubulação para coleta do esgoto do Córrego da Servidão, e construção da Estação de Tratamento de Esgoto do Novo I; e a despoluição do Ribeirão Claro concretizada em 2011”, disse em nota.

Em entrevista concedida ao Jornal Cidade, uma especialista sobre o assunto, a Drª Sâmia Maria Tauk-Tornisielo, alertou sobre a preservação das matas ciliares – vegetação disposta ao longo das margens dos rios. “A reposição de mata ciliar deve ser eficiente e dar resultado. Fazer um acompanhamento prolongado dessa vegetação de cinco a dez anos”, concluiu na oportunidade.

Nesse sentido, a prefeitura informou que o viveiro de mudas do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro (Daae) foi reestruturado e reativado há cinco anos. “Com a reativação do viveiro, o município colocou em prática o projeto para atender os proprietários rurais da bacia do Rio Corumbataí, onde estão os municípios de Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Charqueada, Itirapina, Rio Claro, Santa Gertrudes e Piracicaba, região que abrange mais de 650 mil habitantes. A prioridade do projeto é atender proprietários de áreas no entorno de nascentes e cursos d’água localizados a montante, ou seja, áreas acima das captações de água para abastecimento público do município de Rio Claro”, completou em nota. Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas através do serviço 156 da prefeitura, que trabalha em parceria com a Polícia Ambiental.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.