Divulgação 

Cerca de 40 profissionais das áreas de educação, cultura e saúde da prefeitura de Rio Claro participaram na sexta-feira (4) de atividade de formação sobre inclusão de pessoas com deficiência. “A pedagogia inclusiva na sala de aula” foi o tema do evento realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Memorial da América Latina.

A participação de Rio Claro é mais uma da série de ações que vem sendo desenvolvidas pela prefeitura para ampliar e incrementar as políticas públicas de inclusão no município.

Para o assessor Paulo Meyer, da área dos direitos das pessoas com deficiência, “é muito importante oferecer aos servidores públicos atividades de capacitação, o que tem ótimos desdobramentos no atendimento à população”. De acordo com Meyer, a educação é um dos pilares da inclusão e é fundamental os profissionais se manterem sempre atualizados.

Meyer articulou a participação da prefeitura de Rio Claro no curso, junto com a coordenadora da Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação, Simara Pereira.

A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, Sônia Carrocine, que também esteve presente na formação, destacou a relevância do evento.  “Quanto mais pessoas puderem se familiarizar com o tema da inclusão, mais rápido alcançaremos as transformações necessárias”, afirma. “Há mais de 30 anos se discute a inclusão e, ainda assim, vivemos situações de exclusão”, alerta.

O conteúdo da capacitação incluiu teorias da deficiência, história do movimento pelas pessoas com deficiência no Brasil e no mundo, didática inclusiva, abordando o “desenho universal para a aprendizagem e pedagogia diferenciada”, plano de atendimento individualizado, entre outros temas.

“Formações como esta são importantes para suscitar reflexões e embasar práticas inclusivas em nossas escolas”, comenta Simara Pereira.

Vilson Andrade, analista de Políticas Públicas da prefeitura, também participou do evento. “Com atividades como essa ampliamos as possibilidades de desenvolver políticas inclusivas e estabelecer novos paradigmas”, resume.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.