Ocupação de escolas repercute na Etec Bayeux

177

Ednéia Silva

No final do ano passado, o governo de São Paulo enfrentou uma dura queda de braço com os estudantes da rede estadual de ensino que ocuparam escolas em várias cidades paulistas em protesto contra o projeto de reorganização do ensino. Agora, o governo enfrenta novas ocupações, desta vez dos alunos das escolas técnicas, administradas pelo Centro Paula Souza.

A ocupação das escolas é um protesto contra um esquema de fraudes na compra de merenda escolar e contra o corte de verba para a merenda. Eles também reivindicam a distribuição de merenda em toda a rede pública estadual.

Rio Claro tem a Etec “Prof. Armando Bayeux da Silva”, que não participa do movimento de ocupação. O diretor da unidade, Jeferson Antônio Alves, comenta que a reivindicação dos alunos por merenda é justa, mas não é somente uma questão de fornecer os alimentos, as escolas precisam ter estrutura para isso.

A Etec Bayeux, por exemplo, não tem essa estrutura. Segundo Alves, o prédio não tem cozinha, refeitório e local para guardar os alimentos.

Acordo

Etec Bayeux atende 80 alunos com merenda na Escola Joaquim Salles por meio de acordo feito entre a direção das duas escolas, a Diretoria de Ensino e a prefeitura, que fornece os alimentos e as cozinheiras.

4 COMENTÁRIOS

  1. Merenda pra criancinha ainda vá lá mas pra adolescente…cadê a FAMÍLIA? Sou da época que aluno ia na escola pra estudar não pra comer, quantas vezes fui com a barriga roncando por não ter alimento em casa e nem por isso deixei de ser um excelente aluno e me formar com louvor em engenharia e ser alguém na vida (sim porque hoje em dia a geração não-me-rele-não-me-toque vai dizer que sem a merenda não consegue estudar…MENTIRA! Quem quer arruma um jeito, quem não quer inventa uma desculpa). Infelizmente de uns tempos pra cá os pais jogam nas escolas a responsabilidade de educar e alimentar seus filhos (tanto é que cada vez mais cedo as crianças estão nas escolas por que será?) aí fica fácil o dinheiro do bolsa família fica limpinho pra outras finalidades…acorda Brasil: obrigação de educar e sustentar o filho é da família não da sociedade! Então nem tenha filho se não quer cuidar.

  2. Será que é tão difícil entender que educação gratuita de qualidade inclui uma alimentação de qualidade? Estão certos de lutar por merenda SIM. Isso faz parte do retorno dos impostos que os pais desses alunos pagam. Quando “os cidadãos de bem” vão aprender a lutar por seus direitos ao invés de reclamar daqueles que já o fazem?

    • Nós aqui no EUA não temos atendimento médico de graça(eles não vão negar atendimento mas depois de 2 meses chega na sua casa a conta referente ao mesmo pra pagar) a refeição em todas as escolas tanto públicas quanto particulares é paga a parte, faculdade e curso técnico também NADA AQUI É DE GRAÇA, os pais desde que as crianças nascem começam a poupar para garantir o estudo dos seus filhos no futuro. E a carga tributária aqui é tão ou até mais alta do que no Brasil. Mania de brasileiro justificar que paga imposto e tem que ter tudo de graça “dai a César o que é de César”. Impostos são pagos no mundo todo desde que o mundo é mundo e se tem conhecimento no assunto. O problema do Brasil é que assim como os seus colonizadores portugueses são um povo “filão”, que sempre quer dar um jeitinho pra ter as coisas, adora reinvidicar os direitos e esquece completamente dos seus deveres. No Brasil o dinheiro dos impostos é desviado, todos sabem e ninguém faz nada, o povo continua vendendo voto. Pra finalizar, é preciso mudar a cultura do povo, e isso se consegue com educação lá com a família desde o bercinho, no Brasil infelizmente isso talvez comece daqui uns 50 anos pra mais…

  3. Estes vagabundos são amparados pela lei que ajuda a vagabundagem. Na minha época escola era para estudar e não um albergue. Infelizmente essa democracia tem momento que me da nojo, pois estes vagabundos invadem, exigem e quebram, falam contra um governo que eles não tem noção do que estão falando, foi por isso que Lula e esse PT ganharam as últimas eleições e destruíram o país, fruto dos votos destes imbecis que pegam o título aos 16 anos e acham que sabem votar. Agora querem exigir para estudar, vê se vão trabalhar durante o dia para conseguir estudar de noite como fizemos

Qual sua opinião? Deixe um comentário: