Leitor registra sacos de lixo ao redor de lixeira vazia em praça do Vila Bela

Carine Corrêa

Falta de fiscalização do poder público ou falta de consciência da comunidade? Na busca de tentar entender o motivo pelo qual amontoados de lixo se acumulam nas vias públicas, a população geralmente recorre a esta pergunta.

Até mesmo no lugar onde as pessoas buscam por tranquilidade e pelo afastamento de problemas urbanos – como o acúmulo de lixo – é possível avistar resíduos depositados em locais inadequados.

A geógrafa Tatiane Basconi costumar visitar com frequência a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena). Durante uma caminhada, registrou o acúmulo de lixo próximo ao manancial que corta a floresta. “Faço caminhadas no horto toda semana esse cenário já se tornou comum. Nunca o vi limpo. É preciso mais atenção do poder público responsável pela manutenção da unidade.

Por sua vez, a Fundação Florestal (FF) – responsável pela gestão da Feena – informou que a remoção de resíduos sólidos na floresta é feita diariamente em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Claro. “Nestes casos quando o acúmulo de lixo vem de fora da Unidade de Conservação (UC) trazido pelas chuvas, assim que é detectado, a limpeza é providenciada”, garantiu.

Em diferentes bairros do município, a sujeira é comum em outros pontos. É o caso na Avenida 76, no bairro Santa Maria. Nesse lugar um leitor denuncia que um grupo de pessoas depositou quase uma ‘mudança’. Outro ponto é na Praça Professor Fernando Altenfelder, no bairro Vila Bela, ao lado do antigo Horto Florestal. A foto encaminhada pelo leitor evidencia sacos de lixos amontoados ao redor de uma lixeira vazia. As imagens foram encaminhadas via WhatsApp da Redação do JC (9-9942-4100).

A Prefeitura lembra que jogar lixo em locais inapropriados é proibido por lei e gera multa ao infrator, desde que lavrado flagrante ou mediante denúncia que identifique o autor.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Grupo JC celebra 20 anos de revista

Rio Claro: tempo ensolarado e calor de 32°C hoje