Famílias ocupantes das moradias no conjunto habitacional

Carine Corrêa

Famílias ocupantes das moradias no conjunto habitacional
Famílias ocupantes das moradias no conjunto habitacional

Três oficiais de justiça acompanhados da Polícia Militar e representantes da Secretaria Municipal de Habitação estiveram no Residencial Santa Lúcia na manhã dessa quarta-feira (17). O objetivo da ida das autoridades ao Conjunto Habitacional no Boa Vista II foi comunicar aos invasores sobre a ordem de desocupação expedida pelo juiz, mediante solicitação da construtora RPS, responsável pelo empreendimento.

“Todas as famílias que ocupam os imóveis foram notificadas. O prazo estabelecido pelos representantes do Judiciário é até o próximo domingo, dia 21”, reforça o coronel da reserva da Polícia Militar, João Donizete Scozzafave, que atua como encarregado da segurança patrimonial da empresa.

A Polícia Militar ainda informou que uma nova reunião está agendada para a próxima semana, com membros da comissão que se formou para avaliar a melhor forma de desocupar os imóveis do residencial, caso não haja a saída espontânea. “A PM acompanhou os oficiais de justiça nessa quarta e o comunicado se deu sem conflitos”, diz o major Horácio

A empresa RPS ainda informou que na próxima segunda-feira (22), um dia após expirar o prazo da desocupação, fará uma vistoria no local para verificar se a ordem do juiz foi cumprida. A determinação do juiz para reintegração de posse foi proferida no dia 3 de setembro. O prazo ordinário para cumprimento da retirada dos invasores é de 15 dias.

Na última sexta-feira, 12, a comissão que analisa o caso do residencial se reuniu no 37º Batalhão da Polícia Militar de Rio Claro. Representantes da RPS, Polícia Militar e Secretaria de Habitação compõem a Comissão do Santa Lúcia. A primeira reunião das autoridades definiu as ações para a reintegração pacífica dos imóveis.

A secretária informou durante o encontro que nenhum dos invasores forneceu identificação e, por isso, não haverá exclusão das pessoas que ocupam os imóveis dos programas habitacionais e que estão cadastradas na prefeitura. “Lembrando que o programa é aberto a todos, desde que se enquadrem nos critérios habitacionais que são estipulados para o benefício”, comentou na ocasião Maria José Vaz Pimentel Stivalli. A Polícia Militar ainda reforçou na oportunidade que a ordem é para a reintegração, e não para a exclusão das pessoas dos programas em que estão inscritas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.