Faleceu neste domingo (13) em Rio Claro o mestre em Agronomia, historiador e pesquisador João Carlos Aguiar de Mattos, aos 85 anos. Nascido em São Paulo, Mattos construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao conhecimento, à ciência e à fé. Formado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1963), obteve também o título de Mestre pela mesma instituição em 1969. Sua paixão pelo saber o levou a cursar, anos depois, História pelo Centro Universitário Claretiano, formando-se em 2011 aos 72 anos de idade.
Dedicou grande parte de sua vida ao serviço público e à pesquisa, tendo atuado como Pesquisador Científico VI do Instituto de Zootecnia da Secretaria da Agricultura de São Paulo. Entre 1989 e 2002, foi Superintendente do Serviço de Registro Genealógico e Presidente do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da pecuária nacional. A partir de 1997, passou a integrar o Grupo SuperSoft, onde atuou como Diretor Administrativo e Financeiro, sempre com compromisso, ética e espírito colaborativo.
Além de sua atuação profissional, também deixou sua marca como autor. Em 2013, publicou o livro Nossa Senhora Aparecida, Mãe de Deus, Rainha do Brasil, revelando sua devoção e sensibilidade espiritual.
Mattos deixa a viúva, América Cesar de Mattos e os filhos Ariana, Adriana, Augusto, Alexandre e Ana Cláudia, noras e genros. Deixa também nove netos e quatro bisnetos. As últimas homenagens serão prestadas no Velório Municipal a partir das 13 horas. O sepultamento está marcado para às 17 horas desta segunda-feira (14) no Cemitério Municipal São João Batista.