Com a mudança para 19 vereadores, quociente eleitoral tende a cair para a eleição do próximo ano

Antonio Archangelo/Coluna PolítiKa

Com a mudança para 19 vereadores, quociente eleitoral tende a cair para a eleição do próximo ano
Com a mudança para 19 vereadores, quociente eleitoral tende a cair para a eleição do próximo ano

No próximo dia 3, às 19h, os vereadores realizam a última sessão extraordinária antes do recesso parlamentar do meio de ano. A pauta será a última votação do projeto de emenda à lei orgânica que aumentará o número de vereadores para 19 na próxima legislatura.

Das Câmaras Municipais da região, apenas a de Rio Claro e a de Santa Gertrudes não atendem ao limite máximo proposto pela legislação: Rio Claro com quase 200 mil habitantes, com 12 vereadores, e com teto de 21; Santa Gertrudes com 24,2 mil habitantes e 9 vereador, com teto de 12. Cordeirópolis (22,9 habitantes), Itirapina (26,9 mil habitantes) possuem onze vereadores, atendendo ao limite definido pela lei.

As cidades de Analândia (4,6 mil habitantes), Corumbataí (4 mil habitantes) e Ipeúna (6 mil habitantes) possuem, cada, nove vereadores, atendendo ao limite legal.

A propositura de aumento de vereadores, em Rio Claro, de autoria dos vereadores Agnelo Matos (PT), Dalberto Christofoletti (PDT), Raquel Picelli (PT) e Sérgio Calixto (PRP), foi bem aceita pelos pares, que aprovaram o acréscimo de representantes com apenas três votos contrários das bancadas do DEM e do PSDB.

Para discorrer a favor do projeto, o petista Agnelo Matos relembrou a própria história, revelando que, em 2003, quando procurado pelos moradores do Jardim Progresso para concorrer ao pleito no intuito de representar aquela localidade, era um líder comunitário.

“Estou lembrando o fato porque aumentar o número de cadeiras nesta Casa é uma questão ideológica. Pergunto: de lá pra cá quantas lideranças surgiram? Portanto, acredito que com o aumento a possibilidade de representatividade se expanda.” Agnelo ainda ressaltou outros dois fatos: que não haverá aumento de recursos para a Câmara e que a maioria das cidades da região já aumentou o número de vereadores.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.