Os sepultamentos no Cemitério Municipal São João Batista em Rio Claro aumentaram 38,30% no comparativo entre o primeiro trimestre deste ano (janeiro, fevereiro e março) com o mesmo período de 2020, quando a pandemia da Covid ainda não era uma realidade no município.
De acordo com a prefeitura de Rio Claro, foram realizados nos três primeiros meses do ano passado 235 sepultamentos no local. Mas o número, neste ano de 2021, chegou a 325.
Recentemente o Jornal Cidade mostrou que a capacidade no local está comprometida e que medidas estão sendo adotadas por conta da superlotação e dificuldades para novos sepultamentos. Uma das alternativas encontradas foi um levantamento em torno de sepulturas abandonadas.
Após uma publicação no Diário Oficial endereçada a cessionários para que comparecessem ao local para atualização de cadastros, 30 sepulturas voltaram à posse do município. Outra medida adotada também é um levantamento de espaços perdidos entre um túmulo e outro. Vinte e cinco lugares já foram aproveitados e tiveram gavetas construídas.