A cura do Covid-19 agora tem um som, ao menos na Santa Casa de Rio Claro. O hospital inaugurou essa semana o Sino da Cura, na área externa onde estão internados os pacientes com o vírus.

A ideia é celebrar a recuperação do paciente e ao mesmo tempo, trazer esperança para as pessoas que estão na luta pela recuperação. “É realmente uma grande alegria acompanhar a alta do paciente e com o sino, podemos compartilhar com os outros pacientes, com os familiares e com os colaboradores do hospital”, diz Dra. Kellen Cristina Guedes Machado, Médica Intensivista, que atua na área de isolamento.

Apesar de parecer óbvio, a importância das boas notícias para a saúde mental tem também parecer científico. “Consumir notícias ruins leva a um ciclo de tristeza, fadiga e angústia, já o contrário as boas notícias fazem bem à saúde mental e gera sentimentos de empatia, esperança e felicidade”, explica Priscila Godoy, psicóloga da Santa Casa e coordenadora do Serviço Social.

A primeira paciente a tocar o Sino da Cura foi Fernanda Michele Santanna Serrano, de 40 anos, da cidade de Rio Claro. “E achei genial, todos fomos impactados e emocionados, afinal, todo o nosso trabalho, todo o nosso esforço diário é para ver essas pessoas voltando para casa e agora, a cura tem um som”, diz Dra. Kellen.

Ainda num ato de solidariedade e acreditando no poder das boas ações, o sino da cura foi doado pela empresa Garden Cerri e a instalação foi feita na última quinta-feira ao lado de uma placa onde se lê: “Eu venci a Covid-19 com o apoio da equipe da Santa Casa. Hoje toco o sino celebrando a minha vitória”.

Para o vice provedor do hospital, Jorge Pedro, essa é mais uma iniciativa que vai além do tratamento clínico. “Já demos flores, já fizemos serenata, fizemos vídeo visitas quando os familiares não podiam entrar nos quartos, depois fomos os pioneiros em permitir a visitação, queremos estar sempre um passo à frente porque nosso compromisso é com a vida” .

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.