Vereadores sugerem aumento de 12 para 19 parlamentares com emenda à Lei Orgânica

148

Antonio Archangelo/Coluna PolítiKa

Propositura deu entrada na Câmara nessa segunda-feira, 23, com assinaturas de quatro vereadores rio-clarenses
Propositura deu entrada na Câmara nessa segunda-feira, 23, com assinaturas de quatro vereadores rio-clarenses

Deu entrada na sessão ordinária dessa segunda-feira, 23, proposta parlamentar que pretende elevar para 19, o número de vereadores de Rio Claro na próxima legislatura. A iniciativa do ex-presidente da Casa, Agnelo Matos (PT), obteve apoio da vereadora Raquel Picelli (PT), Dalberto Christofoletti (PDT) e Sérgio Moracir Calixto (PRP). Os apoiadores foram conhecidos após pedido do vereador Julinho Lopes (PP) para que se desse publicidades ao nome dos parlamentares que estavam apoiando a propositura.

A proposta que enfrenta resistência dos próprios parlamentares da atual legislatura, tramitará nas comissões internas do legislativo, antes da votação.

No ano passado, proposta feita pelo vereador Calixto (PRP) sugeria o aumento para 21 cadeiras (limite constitucional), mas até o momento a proposta não foi analisada em plenário. Em tese, o vereadores com votação expressiva se posicionam contrários a iniciativa para evitar concorrência e favorecer discurso com apelo popular, já que parte dos munícipes são contrários ao aumento de vereadores da Câmara Municipal.

Em 2014, o líder da oposição, Juninho da Padaria disse “que defende o livre pensamento, mas precisa defender com mais afinco a opinião popular, que tem se manifestado contra a proposta”. A reforma da Câmara já foi executada com a possibilidade de menos 17 gabinetes de vereadores

Cabe lembrar, que desde que o aumento de vereadores voltou a ser possível, depois da aprovação de uma Proposta de Emeda Constitucional, Rio Claro decidiu pela manutenção de doze cadeiras. Em 2011, a proposta de emenda à Lei Orgânica 01/2011, assinada pela Mesa Diretora, manteve a Câmara com 12 vereadores. Até 2004, a Câmara de Rio Claro contava com 19 cadeiras. O número foi reduzido por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sem que o repasse para o Legislativo tenha diminuído.

2 COMENTÁRIOS

  1. A IDEIA DESTE ABSURDO SÓ PODERIA VIR DA BASE DO PT, POIS SÃO ESPECIALISTAS EM CRIAR CARGOS PARA INCHAR A MÁQUINA PÚBLICA, ELEVARAM ABSURDAMENTE OS NÚMEROS DE MINISTÉRIOS, ONDE O GRANDE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO DEIXOU OS MESMOS ENXUTO, UM BRASIL PREPARADO, MAS VEIO ESTES IMPRESTÁVEIS E AUMENTARAM OS NÚMEROS DE MINISTÉRIOS COM A FARRA PARA ANGARIAR ALIADOS ALIMENTADOS PELO MENSALÃO, AGORA PROCURAM PROLIFERAR NAS PREFEITURAS, A POPULAÇÃO TEM QUE SAIR AS RUAS COMO FIZERAM NO DIA 15. COMO PODE ESSES IMBECIS EM PLENO PERÍODO DE CRISE,QUERER AUMENTAR DESPESAS, SE OUTRO DIA SAIU UMA PUBLICAÇÃO, ONDE O MINISTÉRIO PÚBLICO ( ÚNICO ÓRGÃO PÚBLICO QUE AINDA DA PARA CONFIAR ) ESTA INVESTIGANDO O PEDÁGIO DE SALÁRIOS PARA VEREADORES EM SEUS GABINETES, ONDE UMA DIRETORA GANHA R $ 13. 000, OO POR MÊS, ( SEGUNDO SUAS PUBLICAÇÕES ) SALÁRIO ESTE QUE ME SINTO HUMILHADO PELO QUE GANHO E ACABEI DE PAGAR MEU IPTU E AGORA SOU OBRIGADO A CONVIVER COM ESTA ORGIA QUE ESTÃO QUERENDO IMPLANTAR. TEMOS QUE POR A BOCA NO TROMBONE E NÃO DEIXAR QUE ESTES PARASITAS SE PROLIFEREM. COMO CIDADÃO RECOMENDO QUE GUARDAMOS OS NOMES DESTES CIENTISTAS E NÃO OS REELEGEREMOS NO PRÓXIMO PLEITO. TEMOS QUE MANDAR EMBORA AQUILO QUE NÃO SE PRODUZ COM QUALIDADE EM PROL DA POPULAÇÃO.

  2. **UM ASSUNTO QUE GERA MUITA POLEMICA****HOJE CONTAMOS CO 12 VEREADORES, NA CIDADE DE***RIO CLARO***COM UM DESEMPENHO RUIM,JÁ OLHANDO PELO RETROVISOR,DESTES 12 VEREADORES(AS)POUCOS SERÃO REELEITOS EM 2016***, SE AUMENTAR O NUMERO DE CADEIRA PARA 19, PLEITEAR UMAS DESTAS CADEIRA EM 2016>> SUPOSTAMENTE FICA MAIS FÁCIL DE SE REELEGER!!!!COMO PARECE QUE A MATURIDADE ,BATEU NA PORTA DO ELEITOR!!HOJE FAZER UM BREVE ANALISE, DO PERFIL DO PARLAMENTAR,SE ELE FOI SERIO E CONSTRUTIVO.UM FOI AMIGO DO POVO, OU UM OPORTUNISTA, QUE LEGISLOU EM CAUSA PRÓPRIA*****COMO FAZE UM RETROSPECTO, E UMA MANEIRA SIMPLES,DE AVALIAR CADA UM DELES!!!!!!!O AUMENTO DE MAIS **7**VEREADORES ALEM DE GERAR UMA POLEMICA>>TAMBÉM NUMA EVENTUAL APROVAÇÃO, VAI PRESENTEAR A POPULAÇÃO **RIO CLARENSE**COM MAIS GASTOS,POIS UM **NOBRE** VEREADOR TEM UM PREÇO MUITO SALGADO PARA O MUNICÍPIO!!!!PORQUE SE LEVANTA ESTE ASSUNTO NA CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DE*****RIO CLARO***E INTERESSE DA POPULAÇÃO QUE SE AUMENTE A QUANTIDADE !!!ABSOLUTAMENTE,QUE **NÃO****ISTO SÓ BENEFICIA EXCLUSIVAMENTE QUEM, OS PRÓPRIOS VEREADORES>>>>SE TIVEMOS ***QUALIDADE NÃO PRECISAMOS DE QUANTIDADE!!!!HOJE A CÂMARA DE VEREADORES E COMPOSTA DA MAIORIA GOVERNISTA, SEM OPOSIÇÃO,NO FICAMOS REFÉM, DESTA MAIORIA,QUE SE CURVA DIANTE DOS INTERESSE DO GOVERNO MUNICIPAL.EM QUANTO OS INTERESSES DA POPULAÇÃO FICA RESTRITA 3 NOBRES VEREADORES!!!O QUE REPRESENTA QUASE NADA!!!!AI OS RESULTADO DESASTROSO>>FICA NESTES ABSURDO QUE SÃO APROVADO PELA MAIORIA DOS VEREADORES(AS) RIO CLARENSE!!!ONDE AFRONTA DIRETAMENTE OS ANSEIOS DA MAIORIA DA POPULAÇÃO *RIO CLARENSE ***OS RESULTADOS**NOCIVO** ESTA ESTAMPADO NA CARA DO POVO>>>>UMA SAÚDE PUBLICA FALIDA***SEGURANÇA PUBLICA ABSURDA***MEIO AMBIENTE COM UM DESFITE ALARMANTE!!!BAIRROS PERIFÉRICOS QUE ESTÃO NO ESQUECIMENTO!!!OBRAS PUBLICA QUE NÃO CAMINHA!!COMO HOJE NÃO DA PARA SABER**O QUE E PRIORIDADE PARA RIO CLARO*****COM CERTEZA ABSOLUTA**AUMENTAR GASTO COM PARLAMENTAR.E UMA DESNECESSIDADE. NÃO CONTRIBUI COM NADA PARA AJUDAR A NOSSA QUERIDA CIDADE***AZUL***QUE POR SINAL FICA VERMELHA DE VERGONHA COM A ATITUDE!!DE VEREADORES(AS) QUE LEGISLA EM CAUSA****PRÓPRIA****UMA VERGONHA SEM LIMITES****

Qual sua opinião? Deixe um comentário: