Trens geram dúvidas na comunidade

297

Ednéia Silva

Vista do interior da antiga estação ferroviária, na Rua 1, Centro de Rio Claro
Vista do interior da antiga estação ferroviária, na Rua 1, Centro de Rio Claro

Muito tem se falado sobre trem de passageiros em Rio Claro nas últimas semanas. Tanto que dois projetos em andamento têm sido confundidos pela comunidade. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) iniciou campanha pelo retorno do trem de passageiros. Já Câmara e a Prefeitura tem projeto para implantação do Trem Turístico e Museu Ferroviário na cidade.

A vereadora Maria do Carmo Guilherme explica que esse projeto ainda está na primeira fase com a reimplantação de 100 metros de trilhos na antiga estação ferroviária, na Rua 1, entre as Avenidas 2 e 3. A recolocação foi determinada pelo Ministério Público. Os trilhos foram retirados na época do governo Cláudio Di Mauro, mas sem autorização do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico).

Agora, os trilhos estão sendo recolocados pela empresa Rumo/ALL. A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira para a Preservação da Ferrovia (ABPF). A vereadora informa que a segunda etapa é a implantação do trem quando a Rumo/ALL vai fazer levantamento de custo do projeto. Segundo ela, nas outras cidades onde a ABPF tem o Trem Turístico, a associação paga aluguel pelo uso dos trilhos. Ela lembra que Rio Claro já tem uma locomotiva de passageiros e um carro bar. Para viabilizar o projeto é necessário a autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Com relação ao trem de passageiros, o projeto da criação de trens metropolitanos está sendo desenvolvido pelo governo estadual. A linha ligará São Paulo a Americana. A OAB iniciou campanha para que Rio Claro seja incluído na primeira etapa desse projeto, ou seja, para que o percurso do trem seja estendido até Rio Claro.

O autor da ideia foi o desembargador aposentado Irineu Carlos de Oliveira Prado, que é filho de ferroviário. Ele foi nomeado pela OAB para representar a entidade nesse pleito. Desde então reuniões foram realizadas no sentido de conseguir o apoio de entidades para a causa. A campanha também foi estendida para as cidades da região como Santa Gertrudes, Cordeirópolis e Limeira, que também serão beneficiadas.

No momento está sendo feita coleta de assinaturas para a confecção de um abaixo-assinado. Depois de pronto, o documento será encaminhado para as autoridades no sentido de sensibilizá-las para a causa. O Trem Turístico deverá oferecer viagens curtas com embarque e desembarque na estação. Já o trem de passageiros deverá parar na estação no Jardim Guanabara.

DIA DO FERROVIÁRIO

Maria do Carmo informou que o Dia do Ferroviário, comemorado no dia 26 de abril, terá várias atividades na antiga estação. Integrantes dos segmentos ligados à ferrovia vão desembarcar na estação onde será realizada uma missa às 8h30. A locomotiva de passageiros e o carro-bar estarão em exposição no local. Haverá exposição de ferromodelismo de Rio Claro e região e artesanato. A Seresta e a Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários vão se apresentar na estação. As atividades serão realizadas das 8h30 às 16 horas.

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu não entendo porque na visão dos nossos políticos estrada de ferro que deveria ser encarado como um transporte moderno seja encarado como uma coisa de museu. Em Araraquara estão gastando verbas para a retirada dos trilhos do centro e aqui desde os anos 70 tivemos esse privilégio e até agora a inércia da nossa política está pensando o que fazer. Ora, retire imediatamente a ferrovia do centro e integre bairro centro através de uma grande via expressa reurbanizando assim o centro, criando grandes áreas verdes não se rendendo à especulação imobiliária que aliás terá seus reflexos em toda a cidade. Quanto a lutar para que o trem metropolitano de SP chegue à Rio Claro através do novo traçado ferroviário existente deve ser abraçado e batalhado por todos. Não podemos travar o progresso de Rio Claro por idéias saudosistas que deveria ter surtido na época da ativação do novo traçado pois agora pouco existe do trajeto de Ajapí, Analândia e Corumbataí que hoje seria importante, agora é um passado distante e o mundo caminha para frente. Nos espaços da ferrovia central pode ajudar nossa cidade a deslumbrar novos horizontes de progresso auxiliando na mobilidade urbana, aumentando as áreas verdes com construção de um grande parque, afinal já perdemos muito tempo com discussões bobas enquanto outras cidades marcham na frente.

  2. **Assim funciono discursos de meros oportunista,hoje a ferrovia e explorada de forma, empresariar**o sonho de trazer atona trens de passageiro , realmente a interesses muito alem da vontade da população****abrir mão desta área central mau explorada*no centro da cidade de **RIO CLARO***existem um conflito financeiro que envolve*muita burocracia,muita conversa fiada****A.N.T.T>>AGENCIA NACIONAL TRANSPORTE TERRESTRE****ESTE ÓRGÃO FICTÍCIO NÃO SERVE PARA ABSOLUTAMENTE NADA!!!!UM PÉSSIMO EXEMPLO FICA POR CONTA **DESTE PATIO EXPLORADO PELA EMPRESA**A.L,L,>>AMERICA LATINA LOGÍSTICA.UM JOGO DE EMPURRA **NINGUÉM ASSUME A RESPONSABILIDADE DE MANTER EM ESTADO DIGINO. TOADA ESTA ÁREA ABANDONADA**HOJE PLEITEAR COM POLÍTICOS OPORTUNISTA SEM CARÁTER, QUE A MEMÓRIA DOS FERROVIÁRIOS SEJA RESTABELECIDA !!UM SONHO MUITO DISTANTE DE SER REALIZADO>>>>>>>>>>>>>MILHÕES JÁ FORAM TORRADO SÓ COM INTENÇÕES. OS RESULTADOS ESTÃO ESPALHADOS AO LONGO. DOS PROJETOS QUE **NUNCA SAIRÃO DO PAPEL****COMO NÃO SOMOS TOTALMENTE CEGOS****BASTA PASSAR PELA RODOVIA DOS BANDEIRANTES>>>PRÓXIMO A CIDADE DE CORDEIRÓPOLIS E LIMEIRA !!!E OBSERVAR AQUELES MONUMENTOS EM ESTRUTURA**SENDO CORROÍDA PELO TEMPO****SABE PAR QUE!!!!!SIMPLESMENTE PARA NADA!!!!!QUANDO SURGE BOATOS , EM REVIGORAR EM RECUPERAR **NOSSAS FERROVIAS***E PURA HIPOCRISIA BARATA***O TRANSPORTE RODOVIÁRIO**PAGA PEDÁGIO ESTA ELITE BRANCA PODEROSA ONDE GOVERNADORES TEM UM FATIA GRANDE!!!NOS INTERESSE**NA EVOLUÇÃO DO TRANS PONTE SOBRE TRILHO*****PARO QUEM NÃO SABE **E SÓ SABER QUEM SÃO OS DONOS***C.C.R**CENTROVIAS***DESTES CARTEIS, QUE ENVOLVE***A COMANDO DOS PEDÁGIOS!!!!!!!!

  3. Infelizmente algumas pessoas ainda tem uma visão míope e antiquada sobre o que é progresso, acham que isso se resume a abertura de avenidas, estacionamentos e terminal de ônibus. Desconhecem os benefícios culturais e econômicos gerados pelo turismo. Preservação, respeito à história e longo prazo não fazem parte dos seus raciocínios.

  4. Rio Claro merece sim um trem de passageiros que tenha uma estação central e não la no meio do mato como queriam.
    Trem turístico é bacana aos fins de semana, mais um trem diário ligando Campinas, São Paulo seria o máximo.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: