Imagem ilustrativa

A Fundação Municipal de Saúde informa que está acompanhando dois casos suspeitos da doença Monkeypox (Varíola Símia) no município de Rio Claro, ambos adultos jovens, que estão em isolamento e passam bem, aguardando resultado do exame diagnóstico.

A Monkeypox (MPX) é uma doença causada por um vírus parecido com o da varíola humana, transmitido na maioria das vezes através de contato (“pele com pele”), e em menor frequência por secreções respiratórias muito próximas. A incubação é em torno de 12 dias, e os casos podem variar desde formas leves (até mesmo sem sintomas evidentes) ou com a presença de quadro clássico: febre, dor de cabeça, dores musculares, linfonodos aumentados (“ínguas”) seguidos por erupções vesiculares/pustulosas na pele, em maior ou menor quantidade.

A maioria dos casos tem evolução benigna, com maior risco de gravidade em pessoas com imunodepressão e crianças. Não há tratamento disponível no país, apesar de estudos mostrarem algumas medicações promissoras. Adultos que receberam a vacina da varíola humana dada no país até a década de 1980, e caracterizada por cicatriz em braço esquerdo, tem proteção de cerca de 80% contra a MPX. O Ministério da Saúde tenta a importação de vacinas desenvolvidas especialmente para a MPX para utilização em pessoas com maior exposição ou maior risco.

A prevenção também consiste em evitar contato íntimo com pessoas desconhecidas, higiene pessoal e das mãos com frequência. A pessoa sob suspeita deve permanecer em isolamento evitando contato próximo com outras pessoas, compartilhamento de objetos pessoais como, toalhas, roupas de cama e outros por cerca de 21 dias ou até cicatrização total das lesões.

A Vigilância Epidemiológica orienta que em caso do aparecimento desses sintomas, a pessoa procure o atendimento médico nas unidades de saúde, que estão cientes de como proceder diante de casos suspeitos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.