Entrega dos carnês de IPTU acontece em fevereiro antes do vencimento no dia 19; o IPVA já pode ser pago em até três vezes

Uma mensagem que está circulando nesta terça-feira (11) em redes sociais e grupos de WhatsApp de moradores de Rio Claro aponta que munícipes estariam recebendo carnês falsos do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). O texto causou alarde entre a população. Confira abaixo na íntegra.

“Atenção Grupo! Familiares de Rio Claro!

Verifiquem os carnês de IPTU que estão chegando pelos Correios! Entrem no site da Prefeitura e comparem os números de controle e PRINCIPALMENTE os números iniciais do Código de Barras!

Estamos recebendo carnês falsos! E são idênticos aos carnês reais! Aqui onde moro, muitas casas receberam o falso! Fomos alertados por um morador que fez o comparativo com o site. O meu mesmo, veio o falso!

Muda um centavo no valor das parcelas e se vcs pagarem esse carnê falso, não terá como reaver o dinheiro! Espalhem!”

O QUE DIZ A PREFEITURA?

Em contato da reportagem com a administração municipal, a Prefeitura comunicou que “não existem carnês de IPTU falsos em Rio Claro. Quando o boleto é impresso pelo site é emitido um código de barras para pagamento naquele dia. O carnê enviado pelos Correios vem com código de barras cheio porque o valor é calculado até o vencimento da parcela. Essa regra é estabelecida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e vale para qualquer boleto que seja feito nos mesmos moldes de carnê”.

Já a diferença de centavo ocorre devido aos padrões de arredondamento do site da prefeitura e da gráfica que imprimiu os boletos. O pagamento do IPTU pode ser feito tanto pelas guias disponíveis no site ou pelo carnê. O Atende Fácil fica localizado no Paço Municipal, na Rua 3, entre Avenidas 3 e 5, no Centro. Confira mais detalhes do assunto em reportagem no Jornal Cidade de Rio Claro nesta quarta-feira (12).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.