Comunidade participa de audiências públicas para discutir a revisão do Plano Diretor de Rio Claro (foto divulgação)

Da Redação

Rio Claro entra na reta final no processo de revisão do Plano Diretor da Cidade. Os munícipes podem participar da elaboração da minuta enviando emendas ao projeto. O prazo para envio de sugestões termina às 18 horas da próxima sexta-feira, dia 2 de outubro. As emendas podem ser enviadas pelo site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br) ou pelo e-mail [email protected].

No site da prefeitura a população pode ter acesso à minuta do texto e aos mapas do projeto de lei de revisão do Plano Diretor. O documento será apresentado para a comunidade em duas audiências públicas que serão realizadas nos dias 7 e 8 de outubro, às 19h30, no auditório do NAM (Núcleo Administrativo Municipal), na Rua 6, 3.265, no Alto de Santana.

Comunidade participa de audiências públicas para discutir a revisão do Plano Diretor de Rio Claro (foto divulgação)
Comunidade participa de audiências públicas para discutir a revisão do Plano Diretor de Rio Claro (foto divulgação)

“Quanto maior o número de pessoas da comunidade participando das discussões, maior a possibilidade de que surjam propostas para aprimoramento do documento”, comenta a secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Olga Salomão, coordenadora dos trabalhos de revisão.

“A participação da população no processo de planejamento da cidade é de fundamental importância para que tenhamos, no futuro, a cidade ideal, desejada por todos, sem desigualdades e problemas urbanos”, acrescenta. E para que a cidade cresça e se desenvolva é preciso que haja planejamento e o cidadão tem o direito e o dever de intervir na realidade de seu município.

“A democratização desse processo é fundamental para transformá-lo num projeto compartilhado por toda a comunidade, para que o planejamento deixe de ser uma solução apenas técnica e ser convertido em resultados de articulação política entre os atores que modelam e transformam o espaço urbano”, destaca.

A secretária observa ainda que a falta do Plano Diretor pode acarretar prejuízos para a cidade tais como crescimento desordenado, invasões de áreas e ocupações irregulares sem condições urbanísticas e infraestrutura. Isso sem contar os problemas ambientais de difícil reversão. “Além disso, a ausência de regras que organizam as posturas do município geram uma série de conflitos de convivência e de uso e ocupação do solo, que ficam sem parâmetros para fiscalização e, consequentemente, solução”, comenta.

Vale lembrar que a elaboração do Plano Diretor é obrigatória para os municípios com mais de 20 mil habitantes, conforme determina o Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal. O documento é importante porque orienta o crescimento e o desenvolvimento da cidade.

“É elaborado com a participação da sociedade e define os instrumentos de planejamento urbano para reorganizar os espaços da cidade, direcionar as ações do poder público e da iniciativa privada, atendendo as necessidades coletivas e garantindo a melhoria da qualidade de vida da população”, conclui Olga.

A minuta do texto e os mapas do projeto de lei do Plano Diretor estão disponíveis para consulta no site da prefeitura: www.rioclaro.sp.gov.br, onde também pode ser acessado o edital de convocação para as audiências publicado no Diario Oficial do Município do dia 11 de setembro.

PLANO MOBILIDADE

A Prefeitura de Rio Claro também está elaborando o Plano Diretor de Mobilidade Urbana. A população pode participar enviando sugestões ou proposições pelo site www.planmobrc.com.br.A primeira audiência pública para apresentar o diagnóstico do setor à comunidade foi realizada no dia 26 de agosto com a participação de mais de 120 pessoas. A próxima audiência será realizada no dia 6 de novembro.

Pronto e aprovado, o plano será incorporado ao Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo, definindo as diretrizes que devem ser seguidas para que o sistema de mobilidade da cidade seja reestruturado de forma a facilitar e induzir as definições do Plano Diretor. A elaboração do PlanMob atende a Lei Federal nº 12.587/2012.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.