Fabíola Cunha

Segundo o dono de um estabelecimento comercial em atividade no município, a melhor hora para pesquisar e comprar itens de material escolar é agora
Segundo o dono de um estabelecimento comercial em atividade no município, a melhor hora para pesquisar e comprar itens de material escolar é agora

No mês de janeiro começa o período de compra de material escolar. Papelarias ficam lotadas, com pais à procura dos itens pedidos nas listas apresentadas pelas escolas a cada novo ano letivo.
João Paulo Lourenço, sócio-proprietário de uma papelaria em Rio Claro, explica que muitos pais e responsáveis já começaram a comprar o material indicado pelas escolas: “Este ano o pessoal começou bem cedo e o melhor é mesmo antecipar as compras, para que não faltem itens mais tarde”, explica.

Ele diz que mais perto do início do ano letivo alguns itens se esgotam e a reposição dos mesmos acaba aumentando o preço, então não deixar para a última hora é o melhor a fazer. Os pais e responsáveis devem ficar atentos, há diversas proibições para as listas pedidas por escolas, como por exemplo: não é permitida a inclusão de itens como papel higiênico, material de limpeza e grampeador, nem do giz utilizado pelo professor; cartolinas e papel ofício são permitidos, desde que não seja em grandes quantidades; as escolas não podem indicar a marca dos produtos pedidos ou papelarias de preferência, pois a única indicação de lojas permitida é para compra de uniformes.

Caso a lista de material da escola contenha itens não permitidos, a orientação é entrar em contato com a instituição de ensino para esclarecimento. A pesquisa de preços, como sempre, é a melhor maneira de economizar. Além de checar em estabelecimentos diferentes, o consumidor deve atentar às diferenças de preços do mesmo item de marcas diferentes.

Segundo orientação da Fundação de Defesa e Proteção ao Consumidor, a quantidade também deve ser coerente: “A escola só poderá requerer os materiais utilizados nas atividades pedagógicas diárias do aluno (folha de sulfite, papel dobradura, tinta guache, lápis, caneta, borracha, etc), em quantidade coerente com as atividades praticadas pela mesma, sem restrição de marca”, diz a nota publicada no site do órgão.

Dúvidas sobre direitos do consumidor podem ser esclarecidas pelo Procon, que em Rio Claro atende em dois endereços: Avenida 5, 345, Centro. Telefones: 3533-2070, 3534-7792 e 3532-1550. No Cervezão o Procon fica ao lado da Subprefeitura, na Av. M -15. O telefone lá é 3533-2070.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.