Osquestra Sinfônica

Da Redação

Osquestra Sinfônica
Osquestra Sinfônica

Rio Claro sedia duas apresentações musicais gratuitas que celebram dois gêneros e raízes culturais diversas. No sábado (21), a Orquestra Experimental da Sinfônica de Rio Claro realiza apresentação às 20h30 no Centro Cultural “Roberto Palmari”, com entrada franca.

Na apresentação, a orquestra, formada por alunos da Escola de Música Fábio Marasca e músicos convidados, será conduzida por Felipe Faglioni, regente titular da Orquestra Sinfônica de Rio Claro.

O concerto incluirá obras de importantes nomes da história da música, como Christoph Willibald Gluck (1714-1787), compositor da abertura da ópera “Orfeu e Eurídice”; Jean Sibelius (1865-1957), de Impromptu para cordas; Bernhard Hupfeld (1717-1796), com Sinfonia Pastorella – I – Allegro molto presto II – Larguetto III – Minuetto IV – Presto; Jules Massenet (1842-1912), com Cantique para pequena orquestra; Ludwig van Beethoven (1770-1827), com Música para um Balé de Cavaleiros I – Marcha II – Canção Alemã III – Canção de Caça – Canção Alemã IV – Romance – Canção Alemã V – Canção de Guerra – Canção Alemã VI – Canção da Bebida – Canção Alemã VII – Dança Alemã (Valsa) VIII – Coda.

A Escola Livre de Música Fábio Marasca há mais de 30 anos mantém a proposta de disponibilizar para a comunidade rio-clarense, ensino gratuito de música com qualidade. Entre os cursos oferecidos estão violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo acústico.

Tambu

Tambu no Clube Tamoyo
Tambu no Clube Tamoyo

Também neste sábado (21) acontece o primeiro encontro do Tambu, conhecido também como Batuque de Umbigada, à partir das 20h no Clube Tamoyo.

Segundo um dos organizadores do evento, Ivan Souza Bonifacio, “o tambu é a manifestação da cultura popular mais antiga realizada na região e consiste no toque de tambores típicos, usados somente nesse folguedo, chamados tambu e quijengue. Duas fileiras se formam, homens e mulheres, lembrando os antigos bailes de corte ou mesmo quadrilhas. O batuque começa quando o cantador puxa uma ‘moda’, com a qual se marca um passo simples. A brincadeira é dançar ‘umbigando’, mantendo a sincronia com o parceiro”.

Além de Rio Claro, apenas Piracicaba, Tietê, Capivari e Barueri realizam Tambu, que, segundo bonifacio, “configura-se como um movimento de resistência, buscando manter os aspectos tradicionais, possibilitando o fortalecimento de uma identidade da cultura local, profundamente marcada pela presença da população negra em toda sua formação”. O encontro é aberto e gratuito.

O Centro Cultural “Roberto Palmari” fica na Rua 2, 2880, Vila Operária. O Clube Tamoyo fica na Av.13, 11, B. do Estádio.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.