Vivian Guilherme
O prefeito José Maria Cândido informou à população de Itirapina que o bairro de Itaqueri da Serra contará com novo poço tubular profundo. Segundo o prefeito, o atual poço que abastece o bairro foi construído em 1999, mas se encontra totalmente danificado e sem condições de funcionamento.
“O problema foi a execução de sua tubulação e filtros com aço galvanizado e não com aço inoxidável, conforme se exige as normas técnicas. Por isso, em razão do local ter muito ácido ferroso (região de muitas rochas), a tubulação e os filtros foram corroídos pela ferrugem, rompendo os referidos filtros com a entrada de areia na bomba de recalque da água que não consegue mais funcionar e, também, não há como ser recuperado”, esclarece Zé Maria.

Por isso, Itaqueri está sem poço e o abastecimento vem sendo realizado diariamente pela Prefeitura, através de caminhão-pipa. Entretanto, o fato de algumas casas não possuírem reservatório obrigatório interno, os munícipes ficam sem água em alguns momentos.
Zé Maria diz que a Prefeitura conseguiu novo projeto junto ao DAEE de Araraquara, no valor de R$ 474 mil, com profundidade de 300 metros a ser construído com tubulação de aço inoxidável. “A Prefeitura não dispõe desse recurso e o Governo do Estado não libera essa quantia. Portanto, a atual gestão municipal fará uma concorrência, modalidade tomada de preços nos próximos dias, condicionando o pagamento de forma parcelada, ou seja, metade este ano e metade no ano de 2016”, afirma o prefeito, que destaca que, “se a licitação for promissora, o novo poço deve ficar pronto até o final de novembro deste ano”.
Enquanto novas medidas não são tomadas, o prefeito orienta aos moradores do bairro para economizarem água ao máximo e para que as moradias que não possuem reservatório, providenciem o dispositivo de pelo menos 500 litros, para não ficar sem água potável por muito tempo.
