Na tarde desta terça-feira, 15 a Defesa Civil de Rio Claro e a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA) em conjunto com a Polícia Ambiental realizou a segunda ação de fiscalização integrada na unidade de conservação.

A ação que recebeu o nome de “Impacto Força Total” concentrou os trabalhos nos bairros, Conduta, Vila Paulista, Orestes Giovanni, São Miguel, Vila Industrial e Bairro dos Lopes.

O principal objetivo da operação foi identificar pontos de pesca irregular, descarte de resíduos, queimadas irregulares e cortes no entorno da Feena além de ocupações irregulares.

A iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de fiscalização desenvolvido para o combate aos incêndios florestais e à preservação ambiental. Segundo os organizadores, ações como esta seguirão intensificadas ao longo dos próximos meses, com foco na prevenção de queimadas e conscientização da população.

De acordo com as autoridades envolvidas, a parceria tem se mostrado fundamental para a proteção da floresta e o fortalecimento da educação ambiental nas comunidades do entorno.

Na primeira ação fiscalizatória os trabalhos se concentraram no bairro dos Lopes. Moradores foram orientados quanto ao uso inadequado do fogo para a limpeza de terrenos — prática comum na região, porém considerada perigosa e irregular, especialmente neste período de estiagem.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.