Na imagem, parte da área do Aeroclube de Rio Claro, local onde aviões de pequeno porte pousam. Novo Aeroporto Regional ficará em área entre Rio Claro e Iracemápolis, segundo Sec. da Aviação Civil

Lucas Calore

A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SNAC) revelou nessa semana ao Jornal Cidade de Rio Claro que o projeto de implantação do Aeroporto Regional do Aglomerado – que deve ser localizado entre a área do município e a cidade de Iracemápolis – prossegue no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

De acordo com a pasta, uma primeira entrega de documentos referentes ao terreno que poderá ser usado foi feita à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que fará a análise e levantamento topográfico. A companhia, porém, solicitou ajustes na documentação para a emissão da licença ambiental.

“A SNAC e a Prefeitura já providenciaram os documentos solicitados e deve ser feita uma nova entrega nos próximos dias”, informa. O novo sítio aeroportuário irá atender a população dos municípios de Rio Claro, Piracicaba, Iracemápolis e cidades vizinhas.

Região

Há poucas semanas, a Prefeitura de Piracicaba oficializou o apoio à construção do empreendimento em visita a Brasília. Segundo informou o diretor do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), Arthur Ribeiro, após a conclusão do projeto básico por parte da SNAC, este será encaminhado aos três municípios envolvidos diretamente para que estudem qual será a forma de viabilizar a construção. “Possivelmente por meio de uma PPP (parceria público-privada)”, reforçou Ribeiro.

Rio Claro

Já a Prefeitura de Rio Claro informou ao JC que, embora o governo municipal tenha outras prioridades principais neste momento, está acompanhando o assunto e todas as tratativas que estão sendo feitas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O prefeito Juninho da Padaria participou de reunião na Anac com a presença de representantes do município de Piracicaba: “A prefeitura de Rio Claro ressalta que fará sua parte para que projetos que promovam o desenvolvimento do município sejam implantados”, comunicou a nota enviada pela assessoria de imprensa da administração atual.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.