Defesa Civil de Rio Claro fala sobre os perigos das queimadas para a saúde e também para o meio ambiente

Laura Tesseti

Mais um incêndio foi flagrado em Rio Claro. Desta vez é o fogo aconteceu em uma área de aproximadamente um quarteirão, no bairro Vila Olinda.

A fumaça, aparentemente branca, indica que o mato alto presente no local foi intencionalmente queimado, segundo informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros.

Em contato com os Bombeiros de Rio Claro e com a Defesa Civil, ambos informaram que não receberam chamadas e não foram acionados para combater o fogo.

Mas para orientar a população, o JC conversou com a Defesa Civil do município, que esclareceu diversas dúvidas e falou sobre os perigos do fogo também para a saúde. “A recomendação é não atear fogo sob circunstância alguma, pois, além de crime, se o fogo pega em áreas de mato, a fumaça resseca ainda mais o ar, diminuindo também a umidade relativa do ar e trazendo as ocorrências de doenças broncopulmonares”, diz nota encaminhada pelo departamento.

A Defesa Civil fala sobre o perigo de outros tipos de materiais. “Se houver outros tipos de materiais, a fumaça pode provocar diversos tipos de lesão. O ideal é descartar esses materiais corretamente no ecoponto, por meio da coleta seletiva ou pela própria empresa de coleta de lixo. Em caso de necessidade, acionar o 193, 199, 153 ou 190”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.