Adriel Arvolea

Celso Augusto, um dos fundadores da Grasifs
Celso Augusto, um dos fundadores da Grasifs

No ano em que completa 60 anos de fundação, a Grasifs – Voz do Morro sagra-se campeã do Carnaval 2016. Vitória coroada com Bodas de Diamante. A agremiação deu vida ao tema-enredo “Nos meus 60 anos, diamantes de presente para vocês”, numa homenagem às seis décadas de atividades da escola e, também, às mulheres negras.

Negra Anastácia e Xica da Silva foram ícones representados no desfile, numa referência a todas as mulheres guerreiras e batalhadoras do Brasil. Quatrocentos integrantes contagiaram os foliões numa viagem histórica que se faz mais do que presente. Uma reflexão em nome da vida e da liberdade.

Antes do início da apuração das notas das escolas de samba nessa segunda-feira (8), o presidente da Grasifs, Hélio do Carmo, mostrou-se esperançoso, mas que preferia esperar pelo resultado. No entanto, a cada nota 10, o desejo pelo título ficava cada vez mais próximo. “Na Passarela do Samba, foi nítida a nossa superação. O resultado deve-se ao trabalho da nossa comunidade, à nossa própria história”, avalia Carmo.

O último título conquistado pela Grasifs – Voz do Morro havia sido em 1997 com o enredo ‘Sob o domínio da lua’. A atual vitória foi celebrada com euforia pela comunidade e com a reverência das coirmãs. Um dos fundadores da vermelha e branca, Celso Augusto não conteve as lágrimas com o resultado.

DESFILE – Clique nas fotos para ampliar – Fotos: Ezequiel Moura/Studio Diga Xis

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.