A Fundação Municipal de Saúde emitiu nota nesta semana recomendando o retorno do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em Rio Claro. A medida, assinada pela diretora Suzi Berbert, da Vigilância Epidemiológica, e pela presidente da autarquia, Giulia Puttomatti, ocorre diante da nova onda de casos positivos no município. Em comunicado, a pasta destacou que muitos dos casos de coronavírus não chegam ao conhecimento das autoridades de saúde.

“Essa nova onda é atribuída a uma subvariante da Ômicron BQ.1, que apresenta mais facilidade de escapar das vacinas, porém, sem maior gravidade na maioria dos indivíduos vacinados de forma completa. O município, desde junho, liberou a quarta dose (2º reforço) para maiores de 18 anos, mas infelizmente temos cerca de 90 mil pessoas faltosas na 2ª, 3ª e 4ª doses, o que representa um risco, pois essas pessoas apresentam queda no número de anticorpos e da capacidade de defesa contra a doença. Também entre as crianças nossa cobertura vacinal está abaixo da desejável”, informam as autoridades.

Diante da situação, a Fundação de Saúde recomenda o retorno da utilização de máscaras ao se frequentar locais fechados e ao se relacionar com pessoas de fora do município. Também, a atualização do esquema vacinal para os faltosos.

“Pessoas com quadros de resfriados ou gripes, ainda que leves, devem permanecer com máscaras”, completam. No mais recente boletim epidemiológico, divulgado nessa sexta-feira (25), a municipalidade informou que foram registrados 73 novos casos em uma semana. Dois pacientes estão internados em enfermaria Covid e 111 pessoas estão em isolamento domiciliar. Na semana passada, 51 casos positivos haviam sido notificados. Rio Claro aplicou nesta campanha de vacinação contra a Covid 541.769 doses. Percentualmente, 94,92% da população rio-clarense recebeu ao menos uma dose de vacina contra a Covid.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.