A Academia Pessoa, fundada em 1983 pelo sensei (professor) Odajyl Gomes Pessoa e sua esposa Constância Cerri Pessoa (ambos já falecidos), juntamente com seus filhos Soraia Pessoa Vieira, Solange Pessoa, Simone Pessoa, Odajyl Pessoa (in memoriam) e Omero Pessoa está comemorando 40 anos em Rio Claro. Antes do espaço dedicado às lutas, já existia há sete anos uma piscina, a segunda escola de Natação de Rio Claro.
Na luta, a princípio foram iniciadas as aulas de judô e posteriormente jiu-jítsu trazidos para Rio Claro pelos senseis Odajyl e seu filho Omero. Calcula-se, pelos arquivos, que passaram mais de seis mil pessoas, entre escola de natação e academia de lutas. A academia contou ainda com aulas de karatê, kung-fu, capoeira, tai-chi e boxe.
Além dos cinco filhos faixas-pretas e campeões nas modalidades judô e jiu-jítsu, juntamente com os alunos, a mesma traz em sua história diversos títulos: regionais, estaduais, brasileiros e mundiais de judô e jiu-jítsu. Alguns alunos hoje seguem carreira no exterior: USA, China e pelo Brasil. Posteriormente, a Academia abrigou a modalidade MMA com o treinador Omero Pessoa e seu aluno campeão Rodrigo Caporal atualmente residindo na China.
Atualmente, a sensei Simone ministra aulas de judô. Na modalidade Jiu-jítsu, segue o trabalho com profissionais: Nilton Lima – chefe da equipe Pessoa, Milton Jr., Décio Santos e Alessandro Callegari (Bahia).
Para este ano, foram iniciados três novos projetos: jiu-jítsu infantil (6 a 12 anos), com o objetivo de promover nos pequenos esportistas o desenvolvimento físico, motor, cognitivo, mental e social, através da prática do esporte e filosofia do esporte; Projetos Defesa Pessoal, com a professora Simone Pessoa defesa Pessoal Feminina e defesa Pessoal – área de segurança, com os objetivos de desenvolver a defesa própria ou de terceiros, conjugando ao máximo as potencialidades técnica, física, cognitiva e emocional.
“O motivo de tal comemoração é o prazer de conhecer e fazer parte da história e o sentimento de gratidão em ver que ela não parou, continua nas práticas do dia a dia, na memória dos que passaram por aqui e principalmente no desejo e gratidão de cada aluno em fazer parte da história de guerreiros e guerreiras. Que o nosso trabalho tenha continuidade na formação dos nossos alunos, através de: disciplina, muito treinamento, respeito e humildade. Plantar boas sementes e ver crescer em terrenos férteis”, disse a sensei Simone Pessoa.