O Boletim AntiCovid de 4/5/2021 já havia mostrado que em maio e abril o número de óbitos registrados em cartórios de Rio Claro foram maiores do que o de nascimentos. Em junho e julho, o fenômeno se repetiu: 188 + 191 nascimentos contra 214 + 238 óbitos.

“A pandemia quebrou a série de crescimento populacional que vinha ocorrendo no município. Entre 2017 e 2019, foram registrados nos cartórios locais a média de 2.511 nascimentos e 1.599 óbitos, com um saldo de 912 pessoas. O ano passado, esse saldo foi de apenas 533 registros e neste ano até agosto, somente seis registros. Numa conta rápida, estamos até agosto com um déficit de 981 pessoas”, explica o pesquisador Dr. Eduardo Kokubun, que integra o Grupo de Trabalho de Monitoramento da Unesp Rio Claro (GT) responsável pela análise.

Nem todos os óbitos registrados no período foram provocados diretamente pela Covid-19. Por conta da vacinação, essas mortes vêm diminuindo principalmente após julho de 2021. Porém, o número total de mortes representadas pela linha vermelha no gráfico abaixo, ainda, continua maior do que o período anterior da pandemia. Isso pode indicar a piora com os cuidados com a saúde e tratamento de doenças.

“A prioridade no momento tem sido debelar o efeito devastador do novo coronavírus sobre a saúde e seus impactos econômicos e sociais imediatos. Porém, não podemos esquecer que os estragos poderão permanecer por muito tempo”, conclui.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.