​​Mutirão contra a dengue estará no Santa Elisa e em mais quatro bairros

105

Divulgação

Agentes do Centro de Controle de Zoonoses, da Fundação de Saúde de Rio Claro, realizarão trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti neste sábado (29), a partir das 8 horas, nos bairros Bom Retiro I e II, Bonsucesso, Novo Wenzel e Santa Elisa.

O mutirão de combate ao Aedes aegypti contará com o apoio da equipe do caminhão cata-bagulho, da Secretaria de Meio Ambiente, que irá recolher entulhos, pneus velhos, garrafas, entre outros potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Boletim divulgado nesta sexta-feira (28) pela Vigilância Epidemiológica de Rio Claro mostra quadro inalterado no número de casos de dengue e chikungunya registrados em Rio Claro. Ao todo são nove casos confirmados de dengue no município desde o início do ano e três casos de chikungunya. Nenhum caso de zika vírus foi registrado.

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro ressalta a importância de todos fazerem a sua parte no combate ao mosquito. Entre as principais recomendações estão manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios; garrafas de vidro ou plástico, se guardadas, devem ser mantidas sempre com a boca para baixo; e não deixar a água da chuva acumular sobre a laje ou em calhas entupidas. Os pratinhos ou vasos de plantas devem ser preenchidos com areia até a borda e, em casos de armazenamento de pneus velhos em casa, toda a água deve ser retirada e os pneus mantidos em locais cobertos, protegidos da chuva. Frequentemente é necessário limpar as calhas, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água e os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana devem ser lavados com água e sabão.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: