Visando à segurança de passageiros e o incentivo à utilização dos serviços regulamentados, a Prefeitura de Rio Claro está intensificando a fiscalização contra o transporte clandestino no município, especialmente os referentes a taxis, transporte de alunos e uber.

Durante reunião realizada na quinta-feira (15) com taxistas, motoristas de transportes escolar e sindicato da categoria, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, informou que a fiscalização está sendo intensificada pela Guarda Civil Municipal. “O nosso efetivo também está voltado para a fiscalização, porém não podemos deixar de lado o trabalho preventivo na segurança do município”, disse Juninho que reforçou que em breve o município abrirá concurso público para a contratação de agentes de trânsito.

Na reunião, foi ressaltado que os profissionais têm o direito de trabalhar, mas precisam cumprir as regras. No caso do uber, o prazo para inscrições terminou na quarta-feira (14), após uma prorrogação.

O vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, explicou aos motoristas que a fiscalização pelo cumprimento da lei está sendo feita e falou das apreensões de veículos clandestinos realizadas no ano passado e nos três primeiros meses deste ano. “Até neste mês de março a Guarda Municipal realizou 20 apreensões, sendo seis escolares, quatro uber e dez de passageiros”, informou Bellagamba. O secretário ressaltou ainda o auxílio do sistema de monitoramento e das denúncias que as pessoas podem fazer no combate ao transporte clandestino.

Gilvon Barbosa, presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos Rodoviários de Pessoas, de Bens e de Cargas de Rio Claro (Sintrarc), declarou que o ideal é a prefeitura realizar uma fiscalização mais ampla em toda a cidade para eliminar o transporte clandestino. “Muitos taxistas não conseguem pagar o carro e as contas do dia a dia devido aos impostos, e não é justo que os irregulares tirem de nós os passageiros”. Já Luiz Antonio da Silva, presidente da Federação dos Taxistas Autônomos do Estado de São Paulo (Fetacesp), falou que “a fiscalização tem que ser igual para todos, e os que estão regularizados não têm medo de serem fiscalizados”.

O taxista Fábio Chamusca, disse que o transporte irregular acontece principalmente no terminal rodoviário e em frente ao shopping. “Não somos contra os outros meios de transporte, mas tememos pela segurança dos passageiros”, afirmou. Já Cássia da Cunha, que transporta alunos, lembra que as vans passam por três vistorias anuais. “Enquanto estamos pagando os impostos corretamente, os que estão irregulares há anos estão trocando de van”, finaliza.

Também participaram da reunião o procurador geral do município, Rodrigo Ragghiante, o diretor de Mobilidade Urbana, Adilson Marques, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Luis Fernando de Godoy.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.