Governador afirma que é hora de deixar ideologias de lado e buscar solução diplomática para as novas tarifas americanas impostas por Trump ao Brasil

Durante visita a Rio Claro na manhã desta terça-feira (22), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comentou sobre as tarifas impostas por Donald Trump ao Brasil.

Questionado pelo Jornal Cidade de Rio Claro sobre como enxerga a medida, Tarcísio defendeu que o Brasil priorize o “interesse nacional” e busque uma saída diplomática.

“É hora de deixar a política de lado. Ver o interesse nacional, entender a natureza do movimento geopolítico que está em curso”, afirmou.

Segundo o governador, é necessário compreender as motivações dos Estados Unidos e retomar o diálogo bilateral. “Temos uma relação muito antiga com os EUA. É o maior investidor direto no Brasil, foi o primeiro país a reconhecer nossa independência”, destacou.

Tarcísio citou ainda exemplos de países que conseguiram negociar reduções tarifárias com os norte-americanos, como Canadá, México e Argentina. “O Brasil pode fazer o mesmo”, disse. Questionado se o presidente Lula (PT) pediu sua ajuda nas negociações, foi enfático ao responder: “Não, não pediu”.

A declaração foi dada durante entrevista coletiva após o evento de entrega de 208 moradias do Residencial Ipê Branco, construídas por meio de parceria entre os programas Minha Casa, Minha Vida, Casa Paulista e Casa Rio-clarense.