Na Avenida 40, sequência de ipês rosa chama a tenção e atrai visitante. Fotógrafa Ana Júlia com Rafael e Benício

Na Avenida 40, sequência de ipês rosa chama a tenção e atrai visitante. Fotógrafa Ana Júlia com Rafael e Benício

Neste aniversário de 198 anos, a cidade de Rio Claro está novamente “decorada” de roxo. A florada dos ipês transforma em pontos de visitação algumas avenidas e praças do município, como na Avenida 40, no Alto do Santana, e na Rua 2, no trecho do Centro Cultural Roberto Palmari, na Vila Operária. Um outro exemplar que também chama bastante a atenção fica na Avenida Visconde, na altura da Avenida 6.

O cenário florido da Avenida 40, aliás, é o que ilustra a capa da edição comemorativa ao aniversário de Rio Claro preparada pelo Jornal Cidade, disponível nas bancas. A fotógrafa Ana Julia Guerreiro Galvão, deslumbrada com a paisagem, registrou as imagens do marido, o vendedor Rafael Santantonio e o filho de casal, Benício.

Segundo o ecólogo Tadeu Olivetti, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, “o frio ajuda a estimular a florada do ipê roxo, como tivemos dias de frio intenso no início de junho, eles estão agora em sua plenitude. Trata-se de uma árvore nativa de nossa região, que sempre embelezam Rio Claro em seu aniversário, com maior ou menor intensidade, dependendo das condições climáticas naquele ano”.

Observando as árvores, em alguns casos a impressão é de que são flores rosa, mas Olivetti esclarece que a variação de tonalidade é comum, mas todos são ipê roxo. “O ipê rosa é o último a florescer no ano, entre setembro e outubro. Um especialista consegue facilmente distinguir. Para quem não estudou essa área, há realmente uma dificuldade em identificar. A cidade de Rio Claro é premiada, ela recebe de presente de aniversário a florada do ipê roxo”, acrescenta.

A beleza da florada atrai os moradores de Rio Claro para esses pontos de visitação. Muitos também divulgamos registros nas redes sociais, destacando a beleza na paisagem da cidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.