O Festival Independente de Cinema dos Interiores acontece de quarta-feira (6) a sábado (9) na sala de cinema do Centro Cultural “Roberto Palmari”, em Rio Claro
Criado em 2005 pelo cineasta João Paulo Miranda Maria, o Grupo Kino-Olho se tornou referência na formação de público e na produção cinematográfica independente, envolvendo centenas de jovens de bairros periféricos, escolas e comunidades rurais da região, desenvolvendo ações como oficinas, festivais, produções, revistas e encontros diversos.
Ao longo dos 20 anos de atuação do coletivo, milhares de pessoas passaram por suas formações, criando filmes que conquistaram reconhecimento nacional e internacional, nos mais diversos festivais, ocupando espaços antes inimagináveis para cineastas dos interiores, acumulando centenas de obras.
“Conseguimos resgatar um acervo com cerca de 350 filmes produzidos pelo grupo, em diferentes épocas, formatos e linguagens, e é surpreendente ver os desdobramentos de nossos projetos na vida das pessoas”, afirma o pesquisador e cineasta, Rogério Borges.
Com a grande repercussão dos filmes, pessoas de outros lugares se integraram à associação, expandindo sua atuação para diversos municípios do interior paulista, além de outros estados e países. Neste sentido, em 2019 foi criado em Rio Claro o ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista, que hoje agrega grupos e produtoras de mais de 100 municípios do interior e litoral paulista.
No ano passado, o grupo retomou o festival FIIK – Janela Caipira, com a proposta de reunir filmes dos interiores brasileiros, em busca de linguagens e temas inovadores, que apresentassem novas perspectivas sobre o cinema e sobre o modo de vida caipira na contemporaneidade.
Para esse ano, no qual o coletivo completa 20 anos de atuação no município, o Kino-Olho preparou um formato especial para o 10º FIIK – Janela Caipira, num compilado de 30 filmes autorais produzidos em diferentes épocas e processos criativos.
Todos os filmes contarão com recursos de acessibilidades: Audiodescrição, legenda descritiva e LIBRAS. Os debates contarão com tradução simultânea em LIBRAS. Projeto decorrente da Emenda Parlamentar nº 25200013, de autoria do Deputado Federal Carlos Zarattini. Realização Kino-Olho, Ministério da Cultura e Governo Federal. Apoio Prefeitura Municipal de Rio Claro.