O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Sub-23 2025 foi encerrado neste domingo (6), em São Paulo, com a disputa da prova de resistência feminina. O percurso de 73,4 km, realizado na Rodovia Anchieta, foi marcado por um ritmo forte e constante, com o pelotão numeroso e bastante competitivo. Sem grandes fugas ao longo da corrida, a definição ficou para o sprint final, e quem acelerou forte foi Talita da Luz de Oliveira (ABEC Rio Claro), que venceu na Elite e conquistou o título nacional com o tempo de 1h53min27s, enquanto Luiza Cocuzzi comemorou a vitória na Sub23 com 1h53min30s.
Vice-campeã, Livia Leozzi (ABEC Rio Claro) completou a prova em 1h53min28s, seguida por Carolina Barbosa (Indaiatuba Cycling Team), com 1h53min29s. As três primeiras colocadas cruzaram a linha de chegada praticamente juntas, em uma chegada emocionante que consagrou o excelente trabalho da equipe ABEC Rio Claro. Ao longo de toda a prova, a equipe se destacou por controlar o ritmo e colocar atletas em tentativas estratégicas de fuga. Nos quilômetros finais, o grupo fez um trabalho dedicado para posicionar Talita, que soube aproveitar a oportunidade e venceu no sprint.
“Foi uma corrida intensa do começo ao fim. Eu ainda estou sem acreditar e muito emocionada. A equipe trabalhou com muita inteligência, sempre nos mantendo bem colocadas. Esse título é resultado de uma construção coletiva. Estou muito feliz por vestir a camisa de campeã brasileira”, comemorou Talita após a vitória.
O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Sub-23 2025 é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação Paulista de Ciclismo (FPC), com apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo, da Prefeitura Municipal de Mairiporã e da marca Free Force.
