Ao longo dessa semana, somente a Guarda Civil Municipal de Rio Claro atendeu a quatro ocorrências em que as vítimas eram idosos. Em um dos casos, uma mulher de 71 anos, moradora do Consolação, sofreu ameaças do próprio neto que foi detido portando duas facas. Já no Terra Nova uma senhora precisou de atendimento médico após ser agredida pelo filho. Ela havia pedido que ele parasse de fazer barulho com uma moto, pois o pai dele estava acamado. O acusado não gostou e por isso bateu na mãe.

Casos que envolvem violência ao idoso não são exceção e, diante disso, o município de Rio Claro busca prestar apoio a essas vítimas. Atualmente, há 43 idosos cadastrados para acompanhamento das equipes da Patrulha do Idoso da Guarda Civil Municipal de Rio Claro. Na Patrulha do Idoso, além do atendimento imediato do caso de violência, há o encaminhamento à área social e, quando necessário, a outros setores. Também são feitas orientações aos idosos e familiares.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, no ano passado, houve 28 registros da Guarda Civil Municipal relativos à violência contra idosos.

Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, que é uma unidade pública de assistência social, atende em média 40 idosos e suas famílias por mês. O serviço oferta ações de orientação, proteção, acompanhamento psicossocial do idoso e famílias, buscando promover a superação e prevenção da situação apresentada.

Possui quatro equipes técnicas, sendo uma delas voltada ao público adulto, idoso e pessoa com deficiência. Esta equipe é composta por dois assistentes sociais, uma psicóloga e uma estagiária de psicologia. Atende as denúncias encaminhadas pelas delegacias, disque 100, ouvidoria da prefeitura, conselho do idoso, ministério público, serviços de saúde, outros serviços assistenciais e demanda espontânea.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia: