Comuns em recém-nascidos e em bebês maiores, as alergias alimentares podem ser evitadas por meio dos próprios alimentos consumidos.

Contrair alergias alimentares é algo que pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer idade. Por conta do amadurecimento incompleto do sistema imunológico, crianças de até três anos de idade têm mais chances de desenvolver essa condição.

“É por este motivo que, com o passar dos anos, a maioria das alergias em crianças pode desaparecer”, explica a alergista Ariana Yang, responsável pelos ambulatórios de alergia alimentar e dermatite atópica do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.

A alergia alimentar é uma reação incomum e exagerada do sistema imunológico, em forma de defesa, que ocorre após a ingestão de um determinado alimento, e causa intolerância contra a própria proteína alimentar. Alimentos como leite de vaca, ovo, soja, amendoim, peixe e frutos do mar podem provocar reações.

Acompanhamento é importante

Os cuidados dependem de cada tipo de alergia e o tratamento é dividido em partes.

“Recomendamos acompanhamento nutricional, especialmente para crianças, pois os alimentos mais frequentemente envolvidos nas alergias são a base da alimentação infantil. Além disso, é importante orientar um tratamento preventivo para cada tipo de reação e monitorar a evolução e desenvolvimento de tolerância das alergias”, finaliza a alergista Ariana Yang, responsável pelos ambulatórios de alergia alimentar e dermatite atópica do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.