Da Redação

A 45ª edição do Horário de Verão, que se encerrou à 0h desSe domingo (21), gerou uma economia de 29,6 GWh de energia nas 228 cidades atendidas pela Elektro nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Essa economia equivale ao consumo de energia elétrica do município de Rio Claro por 15 dias, e de Araras por 26. No horário de pico, a redução foi de 4,6% na demanda de energia.

Com essa redução, ocorre melhoria na qualidade e maior segurança no fornecimento de energia elétrica, e isso é especialmente importante para as cidades litorâneas, onde a alta temporada proporciona aumentos significativos no consumo de energia elétrica.

Outro benefício verificado com o Horário de Verão é a queda na demanda máxima do sistema elétrico no horário de pico, que compreende as primeiras horas do anoitecer (das 18h às 21h).

Isso alivia o carregamento dos sistemas de transmissão e distribuição de energia, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, onde o consumo é mais elevado. Na área de concessão da Elektro, a redução da demanda foi de 120 MW, o que representa uma queda de 4,6%.

O Horário de Verão visa à redução do pico de demanda do sistema elétrico brasileiro. E a conjunção de alguns fatores, como a mudança de comportamento dos consumidores, o término do expediente de trabalho ainda com luz natural, associado ao início da utilização da iluminação pública um pouco mais tarde, acarreta uma queda no consumo de energia, principalmente no horário de pico.

ONS

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), durante o período do Horário de Verão, que correspondeu a 126 dias, houve uma redução na demanda no horário de pico de cerca de 2.598 megawatts (MW).

O custo economizado com a geração térmica foi de R$ 162 milhões, o que equivale a uma redução de energia de 260 MW médios por mês, representando 0,5% da carga dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul. O volume representa aproximadamente 4,5% da demanda de ponta nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, onde o horário diferenciado foi aplicado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.