Carine Corrêa
Boas notícias para aqueles que se preocupam com o patrimônio público de Rio Claro. A partir de março deste ano, o comando da Guarda Civil Municipal (GCM) informou que uma viatura da corporação permanecerá em frente ao coreto do Jardim Público para garantir a segurança naquela região. A informação foi passada durante a exposição das quatro novas viaturas da GCM, que aconteceu na tarde dessa sexta-feira (19), na praça. “Uma delas vai ficar no coreto. Lembrando que temos outra que passa por reforma para em breve compôr também a frota da Guarda”, salienta o comandante Wladimir Walter.
Falta de segurança
Dias depois do furto da estátua Diana e da depredação do índio no Jardim Público, a população ainda critica a falta de segurança na praça. Moradores de rua e prostituição desagradam a alguns frequentadores. “Em um lado da praça, você tem concentradas duas motos da Guarda Municipal, uma viatura da PM – em frente ao Itaú – e ao lado do Anjo da Concórdia outra viatura da Polícia Militar. No entanto, na parte do coreto – onde a Diana foi furtada – não há policiamento. Nesse lado é onde se concentram andarilhos, bêbados e garotas de programa”, apontou um munícipe que cruza com frequência a praça.
Polícia Militar
A Polícia Militar de Rio Claro informou que a base móvel que fica situada ao lado da estátua Anjo da Concórdia ocupa aquele espaço por estar em conformidade com as leis de trânsito. “É importante ressaltar que os policiais circulam por toda a praça e pelo seu entorno. Há PMs que circulam pela Rua 3, pela Avenida 1 e ao redor da praça”, frisa major Arena, coordenador operacional do 37º Batalhão da Polícia Militar. “Se houver a viatura fixa da Guarda, os dois lados ficarão mais assegurados”, completou o major.
Fiscalização
A Guarda ainda informou que faz a fiscalização das vagas de estacionamento exclusivas para idosos e deficientes no entorno do Jardim Público. Para fazer esse serviço, as motos e os guardas civis permanecem nos pontos de verificação para orientar os motoristas e coibir abusos. “A Secretaria Municipal de Segurança explica que, com a ampliação da frota da corporação, que está ganhando quatro novas viaturas, será possível aumentar a presença da Guarda Civil na região central”, diz a assessoria da prefeitura.