A dose de reforço da vacina de tétano deve ser tomada a cada 10 anos. Porém, muitos adultos esquecem de voltar ao posto para completar e atualizar a carteirinha de vacinação, o que pode causar problemas, especialmente, em acidentes, até mesmo domésticos e corriqueiros do dia a dia.
O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) procura conscientizar as pessoas que buscam o posto de vacinação para se imunizar contra gripe / vírus influenza e de Covid-19. E com o poder da informação dos profissionais de saúde, houve um aumento de 230% na aplicação da vacina dTpa (difeteria, tétano, coqueluche) entre 2023 para 2024, passando de 285 aplicações para 943.
Vale lembrar também que o aumento ocorreu porque a vacina foi disponibilizada para profissionais da saúde. “Os pacientes dificilmente nos procuram para a vacinação contra o tétano isoladamente, a menos que tenham se acidentado”, explica a enfermeira Cecilia Bueno.
O tétano é causado por feridas contaminadas pela bactéria, que podem ser por objetos sujos e/ou enferrujados, por meio da terra contaminada pela bactéria ou até mesmo por cortes e queimaduras que não foram limpas adequadamente. A doença causa sintomas graves de espamos e rigidez musculares, especialmente no pescoço. Pode causar dificuldades respiratórias, irritabilidade e dores.