Pai faz apelo para conseguir remédio

Carine Corrêa

Pai faz apelo para conseguir remédio
Pai faz apelo para conseguir remédio

Edenilson Giometti. Este é o nome do pai que enfrenta atualmente um drama: conseguir um remédio para o filho de 32 anos de idade que sofre de transtorno bipolar desde os 10 anos.

O remédio se chama Risperidona. O preço de cada caixa do medicamento, segundo Edenilson, está em torno de R$ 60 a R$ 70. “A compra do remédio é feita pela Secretaria Estadual de Saúde. Meu filho precisa do comprimido de 3 miligramas, e o Estado fornece apenas o de 1 miligrama ou o de duas miligramas”, detalha Edenilson.

Ele diz que o filho precisa tomar 20 comprimidos por dia, sob recomendação médica do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). “Faz quatro meses que o remédio está em falta no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (CEAD) de Rio Claro. Você vai atrás de vereadores, imprensa, prefeitura, mas ninguém resolve nada”, diz.

Ele reforça que a aquisição do medicamento é uma obrigatoriedade da Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, se queixa da demora no atendimento da farmácia do CEAD. “O serviço é péssimo. Dependendo do dia, há mais de 100 pessoas na fila de espera. Sem contar que pessoas idosas também vão em busca da farmácia. Seria necessário um atendimento mais cuidadoso para esse tipo de público”, completou.

Uma mulher que trabalha na unidade – que fica localizada na Av. 24 – diz que faltam funcionários para atender o público. “Precisa contratar mais pessoas. Por isso acaba formando uma fila de espera”, comenta.

A reportagem do JC esteve na unidade na tarde dessa sexta-feira (24). No CEAD, conversou com alguns usuários. Duas mulheres disseram que a fila de espera ocorre pela quantidade de pessoas que precisam do serviço. “A população cresce, é normal. As pessoas reclamam muito”, disse uma delas que também não quis se identificar.

Já Vanderlei Oliveira estava sentado em um dos bancos no interior da unidade. Ele aguardava o atendimento para retirar um medicamento para sua mãe. “Normalmente precisamos esperar bastante para ser atendidos. Hoje até que está rápido”, observou.

A Fundação Municipal de Saúde foi procurada e mandou a seguinte nota:

“O atendimento na farmácia do CEAD é de muita complexidade em virtude de análise de processos por serem medicamentos de alto custo e que exigem controle rigoroso, portanto, não pode ser feito de qualquer maneira. Por dia passam pela farmácia mais de 400 pessoas. A Fundação Municipal de Saúde está avaliando possível estruturação no atendimento”.

A Farmácia do CEAD está situada na Avenida 24, Santana.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.