Um projeto em Rio Claro que começou há sete anos atingiu uma importante marca que beneficia a população do município como um todo: mais de mil árvores plantadas na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Horto).

“Tudo começou há sete anos quando houve aquela grande seca, estiagem e muitos incêndios no Horto. Na época, Carol Mortari e Gabriel Castellano, dois amigos, ajudaram e formularam um projeto que consistia em tentar controlar a causa dos incêndios que são as braquiárias – um tipo de capim que domina muito o solo seco deixado pelo eucalipto. A ideia então foi plantar árvores nativas para quando os eucaliptos forem sendo retirados já termos algo retomando o solo. Em outras épocas foi constatado que sem os eucaliptos e sem nada plantado, tivemos ou com muita braquiária ou totalmente desertas”, explica Marcelo Borba – um dos integrantes mais ativos e assíduos do projeto que é carinhosamente chamado de “Mutirão de replantio do Horto Florestal”.

Na data de ontem (16 de janeiro) mais uma atividade foi organizada e realizada e contou com uma nova integrante: a dançarina Mayra Barros. “Meus pais e uma miga já participavam e sempre me falaram que era muito interessante então eu resolvi me unir ao grupo. Gostei muito, já plantei minha primeira árvore nativa e acredito que ações como esta fazem toda a diferença no ar e principalmente na nossa vida”, relata.

O plantio reúne pessoas de todas as idades e diversas ideologias. De acordo com Marcelo Borba novos integrantes são sempre bem-vindos: “É um grupo muito plural mas unido pelo meio ambiente. É importante ressaltar que é preciso ter responsabilidade pois é um trabalho sério por isso pedimos que os interessados entrem em contato com a gente através da página do facebook (acesse abaixo). Esperamos também contar com o apoio deste novo governo assim como tivemos em administrações anteriores e também da população no geral para que continuem a colaborar com as “vaquinhaso”, completa.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.