A Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal da Educação, está orientando os pais dos alunos da rede pública municipal de ensino a manterem o uso das máscaras pelos alunos. A orientação está sendo encaminhada às famílias por bilhetes distribuídos pelos professores e levados pelos próprios estudantes para casa. A intenção é de recomendação, não obrigatoriedade. “Estamos fazendo uma recomendação para que, nos espaços das salas de aula, as escolas fiquem com a máscara, mas não é uma obrigatoriedade”, comenta a secretária Valéria Velis.

No documento que os pais estão recebendo a pasta lembra que o índice de vacinação das crianças de 5 a 11 anos de idade em Rio Claro ainda está baixo, em cerca de 63%. O dado é da Fundação Municipal de Saúde, que emitiu uma nota técnica também sob o viés de orientação a respeito da flexibilização do uso das máscaras, conforme decreto estadual publicado na semana passada pelo Governo de São Paulo. Vale lembrar que, no transporte escolar, de acordo com o decreto estadual, o uso da máscara continua sendo obrigatório.

“A Secretaria Municipal da Educação de Rio Claro esclarece aos estudantes e seus familiares que, embora estejamos em um momento com menor transmissão, a pandemia ainda não acabou. Desta forma, recomendamos cautela e que cuidados como: o uso de álcool gel para a higienização das mãos, evitar aglomerações e o uso de máscara nas salas de aula ainda sejam mantidos. Importante ressaltar que esta não é uma determinação, mas uma recomendação, tendo em vista as medidas de preservação à vida”, orienta a pasta no documento enviado aos pais dos alunos.

Segundo Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde, ainda que os índices gerais de Rio Claro estejam favoráveis, a pandemia ainda exige cautela. “É uma orientação para que devamos respeitar o decreto, mas que podemos optar sobre o uso ou não. No caso da rede de educação, algumas instituições privadas optaram por flexibilizar. Mas é uma questão individual, a pandemia não acabou, somos a favor da flexibilização, mas fica a critério de cada cidadão”, finaliza.

Saúde

De acordo com a Fundação de Saúde, o cenário epidemiológico de Rio Claro está mais favorável, mas, diante de possíveis situações de maior risco, continua sendo desejável o uso de máscaras em ambientes fechados, ainda que seja facultativo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.