Trabalho de fiscalização integrada aconteceu ontem em Rio Claro
Na tarde desta quarta-feira, 26, a Defesa Civil de Rio Claro e a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) em conjunto com a Polícia Ambiental, realizaram a primeira ação de fiscalização integrada na unidade de conservação. A ação contou com a participação da equipe de vigilância e bombeiros civis da Feena, representantes da Defesa Civil municipal, além do apoio da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, contando com cinco viaturas e 11 integrantes.
O principal objetivo da operação foi identificar pontos críticos dentro da área da unidade de conservação e orientar moradores do Bairro dos Lopes quanto ao uso inadequado do fogo para a limpeza de terrenos, prática comum na região, porém, considerada perigosa e irregular, especialmente neste período de estiagem.
A iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de fiscalização desenvolvido para o combate aosƍ incêndios florestais e à preservação ambiental. Segundo os organizadores, ações como esta serão intensificadas ao longo dos próximos meses, com foco na prevenção de queimadas e conscientização da população.
De acordo com as autoridades envolvidas, a parceria tem se mostrado fundamental para a proteção da floresta e o fortalecimento da educação ambiental nas comunidades do entorno.