Carine Corrêa

Dois depoimentos sobre golpes foram relatados nas redes sociais. Comerciantes utilizam o ambiente virtual para alertar a população sobre esses casos.

Em um deles, um idoso estaria percorrendo as lojas de Rio Claro e se identificando como fiscal federal, emitindo multas e cobranças. No outro, uma pessoa dizendo ser funcionário do 1º Cartório de Protestos de Campinas estaria questionando aos empresários sobre uma suposta dívida com uma agência de publicidade.

“Ao desligar o telefone, ligamos para o telefone fixo do Cartório de Protestos de Campinas e eles confirmaram que se tratava de um golpe”, relatou um empresário via internet.

Orientações

A Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc) tem alertado constantemente os comerciantes quanto a este golpe. “Esporadicamente deparamos com casos de golpe de falso protesto, como o descrito, informados por nossos associados. Algumas quadrilhas de estelionatários fazem contato com a empresa por telefone, e-mail ou fax, e se passam por funcionários de cartórios de protesto. A recomendação é para que o comerciante oriente seus funcionários a nunca repassarem, por telefone, informações ou dados cadastrais da empresa”, orienta a associação.

A Polícia Militar frisa a importância do registro do boletim de ocorrência, mesmo que tenha conseguido se desvencilhar de um eventual golpe.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.