A partir desta segunda-feira (11), seguindo até a sexta-feira (15), o acesso à Floresta Estadual ‘Edmundo Navarro de Andrade’ (Feena), em Rio Claro, estará suspenso. Isto porque durante este período a Fundação Florestal (FF), órgão do Governo do Estado de São Paulo que administra as unidades de conservação, promoverá ações de manejo no antigo Horto Florestal.

Desde o início deste verão, 128 troncos de árvores caídas já foram retirados. As equipes realizarão os trabalhos seguindo o Programa de Manejo Florestal e de Recuperação de Áreas Degradadas, que inclui inventário arbóreo com informações sobre suas condições físicas e biológicas, localização, espécie e quantidade da madeira a ser manejada. O estudo de risco de queda de árvores inclui a avaliação do estado fitossanitário da copa, do tronco e da base; de senescência; do solo; grau de inclinação; tortuosidade do tronco; injúrias mecânicas; e a presença de pragas, considerando-se uma distância de até 30 metros das estradas de acesso, principais aceiros e trilhas.

Conforme noticiado pelo JC no ano passado, foi elaborado levantamento de árvores caídas, mortas em pé e em risco de queda por uma equipe técnica multidisciplinar qualificada, no qual foram identificadas centenas de árvores, várias delas localizadas em acessos e áreas de uso público, que deverão ser removidas para conferir segurança aos visitantes.

Os visitantes que frequentam a Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade” (Feena) precisam ficar atentos. Apesar de no período das ações de manejo, de 11 a 15 de janeiro, o acesso à unidade estar fechado para visitação, nos demais o acesso é permitido. Porém, ainda é obrigatório fazer a reserva de acesso através do site ingressosparquespaulistas.com.br com 24 horas de antecedência. A visitação é gratuita e o cadastro também. Basta cadastrar e agendar.

Autorizações

Tanto o inventário, quanto o planejamento das ações de manejo florestal foram aprovados pelo Ministério Público Estadual, por meio do GAEMA de Piracicaba; do Conselho Consultivo da FEENA e da CETESB.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.