Lucas Calore

Segundo Zoonoses, chuva, calor e umidade favorecem a saída dos escorpiões em busca de alimentos
Segundo Zoonoses, chuva, calor e umidade favorecem a saída dos escorpiões em busca de alimentos

Moradores de bairros diversos de Rio Claro estão registrando o aparecimento de escorpiões em suas residências. Erik Brandão, que reside no Parque Universitário, relata que o problema começou há cerca de um mês. “Somente nesse período apareceram três”.

Ele acredita que os bichos peçonhentos começaram a aparecer após o início de uma obra próximo de sua casa. Ocorrências semelhantes têm acontecido no Jardim Wenzel, Jardim Paulista II, Jardim Conduta, Vila Nova, entre outros.

Fui picado. E agora?

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), as principais espécies de escorpiões encontradas em Rio Claro são: o amarelo, que é o mais perigoso; o marrom e o bothriurus, um tipo pequeno geralmente encontrado em tapete de grama.

Em caso de picada do escorpião, a pessoa deve procurar, imediatamente, o atendimento médico do Pronto-Socorro Municipal Integrado, na Avenida 15 com Rua 2, anexo à Santa Casa de Misericórdia.

Para orientação do Centro de Controle de Zoonoses, o telefone é (19) 3535-4441.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.