Após dois anos de pandemia, a Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro anuncia a desativação do “Covidário”, setor destinado ao atendimento dos pacientes com Covid-19.

Nesse período, de acordo com a Santa Casa, foram atendidos mais de 500 pacientes da pandemia. Dezenas de profissionais se revezaram dia e noite para prestar atendimento aos doentes.

As primeiras internações de pacientes com suspeita de Covid-19 na Santa Casa aconteceram em março de 2020.

Diante do rápido aumento do número de casos e da necessidade de isolamento para evitar novos contágios, uma ala foi equipada e destinada exclusivamente aos casos de pacientes do coronavírus.

Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde anunciou que deixaria de enviar recursos para manutenção de leitos para Covid-19 que não estivessem sendo ocupados. Na época, a Santa Casa foi consultada pelo JC e informou que Segundo Nota Informativa nº 465/2021, encaminhada pelo Governo Federal, a partir de 01 de fevereiro de 2021 os leitos que até então eram mantidos pelo Ministério da Saúde serão descredenciados em todo o país.

Atualmente, a Santa Casa de Rio Claro mantém 10 leitos adaptados para tratamento de pacientes COVID, sendo 5 UTIs e 5 leitos de suporte ventilatório, financiados pelo Governo Federal.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.