O Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de abril, e para celebrar a data, Rio Claro sediará um evento que reunirá amantes de trens e praticantes de ferreomodelismo da cidade e da região. O evento acontecerá das 10h às 17h, na estação ferroviária, no centro de Rio Claro.

Organizado pelo IMF (Instituto Memória Ferroviária), conta com o apoio da Prefeitura de Rio Claro, Secretaria de Turismo, Rumo Logística, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulista, de Campinas, e Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

Além de exposição de diversas maquetes e acessórios ligados ao hobby, haverá a exposição de duas locomotivas V8 e três vagões de passageiros. As duas primeiras foram doadas pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), e os três vagões, pela CPTM. Os vagões serão restaurados e, posteriormente, utilizados como trem turístico na cidade.

O evento ainda terá passeio de trole, sorteio de brindes, praça de alimentação, a presença da Banda dos Ferroviários e uma homenagem a esses profissionais pelo seu dia.

De acordo com André Luccas, associado do IMF, já estava na hora de a cidade ter um encontro como este. “Após um período muito difícil, em razão da pandemia, decidimos que era o momento de realizarmos este evento, que agradará não apenas aos apaixonados por ferreomodelismo e trens, mas a toda a população, pois reunirá diversas atrações para todo o tipo de público. E os visitantes podem vir tranquilos, pois seguiremos todos os protocolos de segurança de prevenção à covid-19”, afirma.

Durante todo o mês de abril, as secretarias de Turismo e de Educação, em parceria com o IMF, levarão diversos estudantes da rede municipal de ensino para conhecerem a estação ferroviária da cidade, três maquetes e alguns objetos que farão parte de um museu dedicado à ferrovia, que será construído em Rio Claro por iniciativa da IMF. “Vamos buscar alguns parceiros para viabilizarmos esta ideia”, diz Luccas.

A Secretaria de Educação também selecionará 6 grupos de 15 alunos cada, de até 12 anos, para fazerem um curso sobre fabricação de maquetes ferroviárias e terem algumas aulas sobre a história do transporte ferroviário na cidade, ao longo de todo o ano.

O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

“O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, diz Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos. As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferromodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.