Restaurantes podem reabrir oficialmente a partir deste sábado (24) em Rio Claro. É o que autoriza o Plano SP de enfrentamento à pandemia da Covid-19, conforme anúncio do Governo do Estado na última semana. Os bares, porém, continuam proibidos, mas os que desejarem reabrir deverão trabalhar na modalidade restaurante, com todos sentados à mesa respeitando os protocolos.

Em Rio Claro muitos já estão de portas abertas há algumas semanas, mesmo que ilegalmente. No início do mês, a Associação de Bares e Restaurantes de Rio Claro (Ariobar) comunicou ao prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) que os estabelecimentos fariam a reabertura mesmo sem autorização. Desde então, operações da Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal vêm sendo realizadas após requerimento do Ministério Público para que o município cumpra com a fiscalização do Plano SP. Até mesmo uma Ação Popular foi impetrada na Justiça pela Ariobar a fim de cessar os efeitos do decreto estadual que faz a regulação das permissões de funcionamento do comércio nas cidades.

Agora, com a permissão de reabertura, os restaurantes, lanchonetes, casas de sucos e similares deverão funcionar das 11h às 19h. As atividades podem ocorrer respeitando, porém, novas diretrizes estabelecidas para a chamada transição da Fase Vermelha para a Fase Laranja. A fim de evitar aglomerações, a capacidade de ocupação permitida nos estabelecimentos será de apenas 25%. O toque de recolher continua em vigência em todo o Estado, das 20h às 5h. Essas regras valem para até o dia 30 de abril.

Além dos estabelecimentos comerciais, poderão voltar a funcionar as atividades ligadas ao setor de serviços como salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques, clubes e academias. O horário de funcionamento será das 11h às 19h, com exceção das academias, que poderão abrir das 7h às 11h e das 15h às 19h. A capacidade de ocupação também é de 25% nestes locais.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Morre Picé, ex-presidente do Sindmuni

Rio Claro registra 93 novos casos de dengue