Campanha alerta para necessidade de tratamento da dor

Campanha orienta sobre necessidade de buscar atendimento diante das frequentes cefaleias com o tema: “Três é demais!”

O mês de maio é um mês de extrema importância para a Sociedade Brasileira de Cefaleia e para a Academia Brasileira de Neurologia. Anualmente, conforme destaca a entidade, o Maio Bordô alerta a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento correto dos diversos tipos de cefaleia.

Na edição 2024 do Maio Bordo, o slogan 3 É DEMAIS traz o significado de que “mesmo que você tenha boas explicações para as suas dores, se você 3 ou mais dores de cabeça por mês, há mais de 3 meses, procure um médico. Você precisa de tratamento.”

A Sociedade de Cefaleia registra que o intuito é propagar a campanha em todos os meios de comunicação para a conscientização sobre um problema de saúde prevalente e impactante: às cefaleias, conhecidas por todos como dores de cabeça e muitas vezes subestimadas.

As cefaleias, incluindo condições severas como a enxaqueca, que acomete cerca de 15% da população mundial de acordo com as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), não são apenas comuns – são complexas e debilitantes.

A enxaqueca é uma doença genética provocada por uma hiperexcitabilidade e alterações metabólicas no no sistema nervoso central em indivíduos susceptíveis e acomete cerca de 30 milhões de brasileiros. Ela é mais frequentemente em mulheres, e conforme a Classificação Internacional de Cefaleia é uma dor de moderada a forte intensidade, de um lado da cabeça, associada a náuseas e/ou vômitos, e/ou fotofobia e fonofobia.

Em alguns casos menos frequentes a dor pode ser precedida da chamada aura, que na sua maioria das vezes são sintomas visuais como por exemplo pontos brilhantes. “Sabemos que os pacientes com cefaleia recorrente levam muitos anos para procurar um médico por dor de cabeça e ainda muito mais para procurar um especialista, interferindo diretamente na qualidade de vida, prejuízos econômicos e sociais” diz a sociedade.

No Maio Bordô, além de levar informações e sanar dúvidas sobre estas condições, o objetivo também é mudar a percepção pública sobre elas, promovendo um diálogo sobre diagnóstico precoce e tratamento inovadores. Fazer com que o paciente saia da acomodação de seus modelos leigos e tome atitude para melhorar a sua qualidade de vida.

“Com embasamento científico a SBC e ABN podem informar a população sobre alguns temas atuais como por exemplo “Os novos avanços no tratamento da Enxaqueca”, alertar sobre o diagnóstico precoce das Cefaleias em Salva, que mesmo não sendo frequente é um tipo de cefaleia primária devastadora, e entre outros temas” destaca o texto de divulgação da campanha.

Mais em Dia a Dia:

Falecimentos: confira a necrologia de 11/09/2024