Incêndio de grandes proporções na região do Progresso.

Alerta é da Defesa Civil, que pede a colaboração da população

O período é de estiagem e nesta época do ano as queimadas são mais comuns, causando dano ao meio ambiente e à saúde de todos.

No último domingo, os moradores da região do Jardim Progresso em Rio Claro já sentiram esses efeitos, pois um incêndio de grandes proporções foi registrado em uma área de mata, mobilizando as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Na tarde de ontem (4) mais uma ocorrência, desta vez na M1-A com Av. M-3, Vila Martins.

Dados somente da Defesa Civil de Rio Claro apontam que neste ano os agentes já atenderam 12 ocorrências de queimadas. No ano passado foram 84 casos e em 2021, 35 ocorrências: “O período é de atenção e por isso mesmo estamos com ações como a ‘Operação Estiagem’ e a ‘Operação SP Sem Fogo’. O fogo se torna às vezes incontrolável, principalmente com o tempo seco e com o vento. Há o risco de, em áreas urbanas, quando o fogo é colocado em terrenos baldios ou áreas abertas e com vegetação rasteira, de que casas, comércios ou prédios industriais sejam atingidos. Em áreas rurais ou de mata, o fogo pode se alastrar ainda mais, causando prejuízos ao produtor rural e ao meio ambiente”, alerta Danilo de Almeida Kuroishi, que é diretor da Defesa Civil de Rio Claro, que reforça o pedido para que a população não coloque fogo em lixo, entulho ou em áreas de mato.

Em situações de emergência, a Defesa Civil atende pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros no 193.