Na foto, André Bertoletti, da Coalizão Democrática, e Carol Gomes - da Associação Juventude Ativa (AJA)

Antonio Archangelo

Na foto, André Bertoletti, da Coalizão Democrática, e Carol Gomes - da Associação Juventude Ativa (AJA)
Na foto, André Bertoletti, da Coalizão Democrática, e Carol Gomes – da Associação Juventude Ativa (AJA)

As dificuldades em se chegar a um consenso sobre a votação da Reforma Política foram experimentadas no estúdio da Excelsior Jovem Pan AM.

Colocadas as emendas aglutinativas em votação entre os participantes, André Bertoletti (Coalizão Democrática), Carol Gomes (Associação Juventude Ativa), Lucas Calore (jornalista), Favari Filho (jornalista), pouco mais de meia dúzia de propostas foram aprovadas.

Em relação ao sistema eleitoral, a maioria dos participantes se mostrou favorável em relação à adoção de um sistema distrital puro. O financiamento de campanha ficaria como está atualmente. As coligações seriam extintas e uma cláusula de desempenho para partidos seria rejeitada.

O mandato de cinco anos seria aprovado e a coincidência das eleições não seria adotada. O voto facultativo não seria implementado, por hora. A redução de idade mínima para concorrer em mandatos para deputado seria aprovada, como para governadores e senadores. A data da posse também seria aprovada.

A experiência, embasada nas estratégias descritas por Richard Sennett, em sua obra “Autoridade”, pode ser conferia com o áudio na íntegra no player abaixo. Clique para ouvir!

REFORMA

Em 15 dias de votação da proposta de Reforma Política, a Câmara dos Deputados aprovou até essa quinta-feira (11) seis modificações na legislação atual:

  • fim da reeleição;
  • mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos;
  • redução da idade mínima para candidatos a senador, deputado e governador;
  • restrições no acesso de pequenos partidos ao fundo partidário;
  • alteração na data da posse de presidente e governador;
  • permissão de doações de empresas a partidos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.